Cruzeiro do Sul recebe reforço de peritos médicos para reduzir fila do INSS

A medida vem em resposta à crescente demanda por perícias médicas e ao objetivo de reduzir o tempo de espera

O município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, está prestes a contar com um reforço importante no atendimento do INSS. Duas novas nomeações de peritos médicos federais foram confirmadas para as agências da Previdência Social na região, ampliando em mais de 16% a capacidade atual de atendimento no estado, que hoje conta com 12 profissionais atuantes.

O estado do Acre contará com dois novos peritos médicos federais nas Agências da Previdência Social, no município de Cruzeiro do Sul

A medida vem em resposta à crescente demanda por perícias médicas e ao objetivo de reduzir o tempo de espera enfrentado por segurados do Instituto Nacional do Seguro Social. A publicação da nomeação ocorreu na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial da União.

Esses dois profissionais fazem parte do grupo inicial de 250 aprovados no concurso público promovido em fevereiro deste ano — o primeiro processo seletivo do tipo após um intervalo de 15 anos sem novas admissões na carreira.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os trâmites legais para posse e apresentação dos documentos devem ser concluídos até agosto, permitindo que os nomeados iniciem suas atividades no próximo mês.

A Região Norte foi priorizada nessa primeira etapa de reforço, por concentrar os tempos mais longos de espera por atendimento pericial em todo o país. Ao todo, a região receberá 88 novos peritos, o que representa um crescimento de mais de 46% na capacidade de atendimento.

O ministro Wolney Queiroz destacou que os novos servidores foram direcionados às localidades com maior urgência. Segundo ele, o objetivo principal é alcançar quem mais precisa de assistência e garantir mais agilidade no acesso aos benefícios.