Já está disponível o edital da nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), cuja segunda versão traz oportunidades em diversos órgãos da administração pública federal. Os interessados têm até o dia 20 de julho para realizar a inscrição.
Conhecido informalmente como o “Enem dos concursos”, o processo seletivo é promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A seleção oferece um total de 3.652 vagas, distribuídas entre 32 instituições federais.

Inscrições estão abertas até o final deste mês/Foto: Reprodução
Com o objetivo de ampliar o alcance e democratizar o acesso ao funcionalismo público, o CPNU 2 contempla todas as regiões do país, com destaque para a Região Norte. Mais de 140 oportunidades estão reservadas para estados nortistas, entre elas o Acre, com cargos para candidatos de nível médio e superior em áreas técnicas e especializadas.
No estado acreano, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) disponibilizou uma vaga para engenheiro agrônomo. Essa distribuição segue uma estratégia da pasta para garantir que cada estado da região receba, ao menos, um profissional, contribuindo para a descentralização das políticas públicas.
Embora alguns estados não estejam explicitamente citados no edital, órgãos como o INSS, Ministério da Defesa e o próprio MGI poderão realocar candidatos aprovados conforme a estrutura e necessidade de suas unidades regionais. A lotação final será definida após o término do processo seletivo.
Os salários oferecidos variam conforme a função, podendo ultrapassar R$ 16 mil, incluindo benefícios e gratificações previstas em lei.
Confira abaixo algumas das vagas previstas para a Região Norte:
Ministério da Saúde: mais de 60 vagas no Pará, voltadas para os institutos Evandro Chagas e Nacional de Primatas;
Agência Nacional de Mineração (ANM): 15 vagas para técnicos em mineração, sendo cinco delas para o Pará;
Agência Nacional do Petróleo (ANP): 3 vagas para a capital amazonense, Manaus;
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ): 18 vagas distribuídas entre Manaus, Belém, Santarém e Santana (AP);
Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL): 23 vagas com possibilidade de alocação em qualquer estado do Norte;
Ministério da Defesa: cargos para médicos em Belém e engenheiros em Manaus;
INSS: 58 vagas para analistas do seguro social, com lotação prevista em estados das regiões Norte e Centro-Oeste;
Ministério da Pesca e Aquicultura: 2 vagas para engenheiros em Manaus e Belém;
Ministério do Desenvolvimento Agrário: 7 vagas para engenheiro agrônomo, uma para cada estado nortista, incluindo o Acre.
As provas estão previstas para ocorrer no segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de julho, através da plataforma oficial do governo federal: l: gov.br/concursonacional.
