A abertura oficial da Expoacre 2025, marcada pela tradicional Cavalgada, contará com mudanças específicas em sua organização. O evento está agendado para o dia 26 de julho e será coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), reunindo cavaleiros, quadriciclos, veículos off-road e participantes a pé. A principal novidade este ano será a exclusão das comitivas em caminhonetes do trajeto.

A cavalgada não terá participação de comitivas neste ano/Foto: ContilNet
Para manter a animação ao longo do percurso até o Parque de Exposições Wildy Viana, onde acontecerá a 50ª edição da feira entre 26 de julho e 3 de agosto, a organização contará com trios elétricos, que substituirão a presença dos tradicionais veículos e prometem trazer uma nova energia ao desfile.
Marcelo Messias, responsável pela Sete, informou que as alterações foram definidas em reunião com integrantes do Ministério Público Estadual, da Polícia Rodoviária Federal e de outras instituições, realizada na Casa Civil, em Rio Branco, nesta sexta-feira (11). Segundo ele, “o modelo anterior funcionou bem, então, neste ano, as adaptações serão pontuais. O objetivo do governo é oferecer um espetáculo bonito, tanto para quem desfila quanto para o público que acompanha”.
A segurança será intensificada: a Polícia Militar fará patrulhamento ostensivo, em conjunto com 80 seguranças privados e sistemas de videomonitoramento espalhados pela rota. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará presente com duas ambulâncias e duas motolâncias.
Atahualpa Ribera, diretor de Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), afirmou que todas as forças de segurança atuarão de maneira integrada, garantindo que o evento ocorra com tranquilidade: “Teremos um plano conjunto de ação para assegurar a proteção de todos os participantes”.
A Sete informou ainda que nos próximos dias será realizada uma coletiva de imprensa para divulgar os detalhes completos da programação da Cavalgada e da Expoacre.
