O GR‑3, da Fourier, será menor e com um rosto mais simpático do que os antecessores; ideia é que ele seja utilizado em casas e nas escolas.
Não sei vocês, mas quando olho para os atuais robôs humanoides do mercado, imagino muitos deles se rebelando contra os humanos no futuro. Seja o Optimus, da Tesla, ou o Atlas, da Boston Dynamics, passando por vários outros modelos, todos eles parecem máquinas prontas para dominar o mundo. E, por consequência, eu não sentiria segurança em ter nenhuma delas em casa.
A chinesa Fourier pensa de forma parecida, tanto que prepara o lançamento do que promete ser o robô humanoide mais “adorável” do planeta.
Leia mais
- Musk prevê que robôs humanoides vão superar população mundial até 2040
- Robôs humanoides estão distantes de serem úteis como se pensava
- Assista: robô humanoide dá uma voltinha por parque em Maringá
A apresentação oficial do GR‑3 será no dia 6 de agosto, mas a startup oriental já divulgou um teaser mostrando o que podemos esperar.
O robô mais fofo do mundo?
- O GR‑3 é visualmente bem diferente dos dois antecessores.
- A começar pela altura: ele tem apenas 1,34 m, bem menos que o 1,65 m do GR-1 e do 1,75 m do GR-2.
- Os olhos arredondados também diferem bastante dos dois modelos anteriores, que têm um rosto “tradicional” de robô.
Say hello to GR-2!
With upgrades across hardware, design, and software, GR-2 rides into a new journey to the future of humanoid robotics. Bon voyage!
Highlights:
– H 175cm; W 63kg; DoF 53
– 12-DoF Dexterous Hand
– Peak torque 230N.m
– Optimized Tools for Innovative Development pic.twitter.com/1gj4b9BcUu— Fourier (@FourierRobots) September 30, 2024
- Apesar da aparência fofinha, por dentro, o GR-3 também possui tecnologia de ponta – e é muito mais forte do que aparenta.
- A Fourier ainda não divulgou a ficha técnica do seu novo ativo, mas ele deve vir com avanços em relação às gerações anteriores.
- A expectativa é que a divulgação completa dos dados ocorra já no início de agosto.
- Até lá, ainda estamos no campo da especulação.
- Na imprensa internacional especializada, por exemplo, a aposta é de que o GR-3 entre forte no mercado de robôs de cuidado.
- Ou seja, máquinas que podem atuar em hospitais, casas ou até mesmo em escolas.
Uma máquina para as escolas?
Os especialistas acreditam nisso diante de todas as características do novo produto. Seu tamanho diminuto, por exemplo, é excelente no trato com as crianças, ficando na mesma altura de várias delas.
Outro fator importante é o seu rosto amigável, o que deve ajudar bastante na hora de conquistar seus interlocutores. No mais, eu apenas colocaria a cabeça do humanoide no sentido normal, mas isso talvez estrague uma parte do seu charme.

Vale destacar que todos esses planos podem ir por água abaixo se os valores cobrados pela máquina forem absurdos. A Robótica ainda é um tipo de tecnologia cara e inacessível para a imensa maioria da população mundial. Que o simpático GR-3 ajuda a inaugurar uma nova geração mais acessível – e sorridente.
Voltamos a falar sobre o assunto no dia 6 de agosto.
As informações são do Interesting Engineering.
Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.
