Juruá Informativo

Brasil: Sul e Sudeste têm tempo instável com chegada de ciclone

Brasil: Sul e Sudeste têm tempo instável com chegada de ciclone

Um ciclone que se formou no Rio Grande do Sul deixa o tempo instável nos três estados da região Sul já nesta segunda-feira (28), inclusive, com pancadas de chuva de intensidade leve a moderada.

Durante o dia, a ventania chegou a velocidades entre 50 e 70 km/h no Rio Grande do Sul. No leste do Estado, bem como em Santa Catarina e Paraná, os ventos estão ainda piores, chegando a 90 km/h.

Pessoa sofrendo com ventos
Ventania chegou a velocidades entre 50 e 70 km/h no Rio Grande do Sul (Imagem: Nelson Antoine/Shutterstock)

Sudeste também é afetado por ciclone

Leia mais:

Ciclone faz, de vários estados, suas “vítimas” (Imagem: Divulgação/Metsul)

E o tempo nesta terça-feira (29), como fica?

Em São Paulo (SP), as temperaturas diminuem e ficarão entre dez e 16 °C. Na quarta-feira (30), espera-se um dia ainda mais frio, com mínima de 8 °C. As demais cidades do estado paulistano e no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, haverá Sol e tempo firme.

No Nordeste, deve haver temporais e chuva forte na costa leste do Estado. Já no interior, o tempo tende a ficar firme e com baixa umidade relativa do ar (menos de 30%) em regiões de Piauí, Maranhão e oeste baiano.

Na região Norte, esperam-se pancadas de chuva no Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. Já Pará, Amapá e Tocantins terão tempo firme e ar seco.

Por fim, no Centro-Oeste, haverá pancadas de chuva moderadas a fortes, porém, isso só será visto no Mato Grosso do Sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, clima firme, ensolarado, seco e com umidade baixa, entre 20% e 12% nos momentos mais quentes do dia.

Nordeste deve ter temporais e chuva forte na costa leste do Estado (Imagem: SukjaiStock/Shutterstock)

Novas estações do ano? Cientistas sugerem rever o calendário climático

Pesquisadores britânicos levantam a hipótese de que as quatro estações tradicionais — primavera, verão, outono e inverno — podem já não representar com precisão as experiências climáticas do mundo atual.

Leia a reportagem completa aqui

Sair da versão mobile