Acre reforça campanha de imunização após suspeitas de sarampo em vários municípios

O número de notificações já chega a 30. Dentre esses registros, 23 foram oficialmente descartados após investigação

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) do Acre divulgou nesta quarta-feira, 30 de julho, uma atualização sobre os casos de sarampo no estado. De acordo com o novo boletim, até o momento, não houve confirmação de nenhum diagnóstico positivo da doença em 2025.

Casos de sarampo explodiram na Bolívia/Foto: Reprodução

Apesar disso, o número de notificações já chega a 30. Dentre esses registros, 23 foram oficialmente descartados após investigação, enquanto sete seguem sob análise laboratorial. As notificações envolvem diferentes municípios, sendo que Rio Branco e Brasiléia registram o maior número de suspeitas, com seis ocorrências cada.

Outros locais que aparecem no levantamento são Cruzeiro do Sul, com cinco notificações, Porto Acre com três, além de Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Feijó e Sena Madureira, que tiveram pelo menos um caso relatado. Há também um registro oriundo de Cobija, na Bolívia, que foi notificado na capital acreana.

Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) vem intensificando a campanha de imunização. Entre os dias 24 de junho e 29 de julho, mais de 67 mil vacinas foram distribuídas às unidades de saúde: 58.890 doses da Tríplice Viral e 9.000 da Dupla Viral.

Até o dia 30 de julho, 21.806 vacinas haviam sido aplicadas em todo o estado como parte do esforço preventivo.