Acre consegue conter avanço de queimadas e reduz focos em quase 50%

Segundo o gestor, a preocupação com o clima e a qualidade do ar tem sido uma prioridade da atual gestão

Durante a terceira noite da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul, nesta quinta-feira (3), o secretário de Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, concedeu entrevista ao portal ContilNet. Na conversa, ele abordou os impactos das mudanças climáticas no estado e comentou sobre as ações adotadas pelo governo para prevenir o retorno da fumaça intensa que atingiu o Acre em anos anteriores.

A redução é de 47% no índice de focos de queimadas no primeiro semestre do ano/ Foto: Reprodução

Segundo o gestor, a preocupação com o clima e a qualidade do ar tem sido uma prioridade da atual gestão. “A mudança climática é uma realidade e temos que encará-la. As consequências são diversas. Quando assumi a secretaria, o governador me pediu para que não deixássemos o Acre enfrentar o que enfrentou no ano passado, com relação às fumaças. Já estamos mobilizados para essa luta”, afirmou.

O secretário divulgou os dados em entrevista ao ContilNet/ Foto: Juan Diaz, ContilNet

Leonardo revelou que um novo levantamento recebido nesta semana apontou um avanço positivo no combate aos focos de incêndio. O Acre registrou uma redução de 47% no número de queimadas durante o primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Apesar do resultado, o secretário reforçou que os próximos meses serão decisivos. “Conseguimos essa redução importante, mas o desafio é agora continuar nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, com a mesma pegada, para a gente manter o índice e não sofrer o que sofremos no ano passado. Meio ambiente e saúde, e saúde é vida”, concluiu.