Acre aplica mais de 4 mil doses em Dia D de vacinação contra sarampo

A campanha teve como foco crianças a partir dos seis meses de idade até adultos com até 59 anos

Com o propósito de ampliar o alcance da imunização e fortalecer a prevenção contra o sarampo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com o suporte do Ministério da Saúde, realizou em 15 de julho uma grande mobilização vacinal, alcançando todos os 22 municípios acreanos. No total, foram aplicadas 4.336 doses da vacina tríplice viral, que confere proteção contra sarampo, caxumba e rubéola.

O dia D de vacinação levou imunização para mais de 4 mil pessoas/Foto: Reprodução

A iniciativa foi uma resposta estratégica ao contexto epidemiológico que se formou na região após a Bolívia, país vizinho ao Acre, declarar emergência sanitária devido à confirmação de um surto de sarampo. A intensa circulação de pessoas entre os dois territórios aumentou a exposição da população ao risco de reintrodução do vírus, exigindo providências rápidas.

Como medida preventiva, o governo estadual decretou, em 17 de julho, situação de emergência em saúde pública com duração de 90 dias. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e permite acelerar a execução de campanhas, intensificar as ações de vigilância epidemiológica e coordenar a resposta frente à ameaça sanitária.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou que a imunização representa não apenas uma forma de proteção individual, mas um compromisso coletivo com a saúde pública. Ele afirmou que a realização do Dia D foi uma resposta eficaz, possível graças à atuação conjunta entre o governo estadual, os municípios e a esfera federal.

A campanha teve como foco crianças a partir dos seis meses de idade até adultos com até 59 anos, com atenção especial para pessoas com a caderneta vacinal incompleta ou desatualizada. Profissionais de saúde se mobilizaram inclusive em regiões de difícil acesso para garantir que a maior quantidade de pessoas fosse atendida.

Entre os municípios que mais vacinaram estão a capital Rio Branco, com 1.093 doses aplicadas, seguida por Cruzeiro do Sul (309), Feijó (292) e Marechal Thaumaturgo (291). A seguir, os demais números por cidade:

Rio Branco – 1.093

Cruzeiro do Sul – 309

Feijó – 292

Marechal Thaumaturgo – 291

Tarauacá – 210

Xapuri – 212

Santa Rosa do Purus – 206

Mâncio Lima – 198

Epitaciolândia – 172

Manoel Urbano – 178

Sena Madureira – 150

Acrelândia – 149

Brasiléia – 143

Porto Walter – 131

Assis Brasil – 133

Bujari – 120

Porto Acre – 113

Senador Guiomard – 74

Rodrigues Alves – 71

Jordão – 91