Olhar Digital > Pro > OpenAI dobra receita e deve chegar a US$ 12 bilhões anuais

Impulsionada pelo ChatGPT, startup também projeta US$ 8 bilhões em despesas e avança em nova rodada de captação

(Imagem: Vitor Miranda/Shutterstock)

Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre OpenAI

A OpenAI, criadora do ChatGPT, praticamente dobrou sua receita em 2025, atingindo uma taxa anualizada de US$ 12 bilhões, segundo o site The Information.

Os valores indicam que a startup dispõe de uma receita mensal em torno de US$ 1 bilhão. A empresa já conta com cerca de 700 milhões de usuários ativos semanais, somando consumidores e clientes corporativos.

Logos de OpenAI e ChatGPT lado a lado
Com 700 milhões de usuários semanais, empresa projeta receita anual de US$ 12 bilhões – Imagem: Fabio Principe/Shutterstock

Mais receita, mais gastos

  • Apesar do crescimento acelerado, os custos também aumentaram.
  • A OpenAI revisou para cima sua previsão de queima de caixa, estimando agora US$ 8 bilhões em 2025 — US$ 1 bilhão acima do estimado anteriormente.
  • Parte desses custos está relacionada ao aluguel de servidores, que pode ultrapassar os US$ 14 bilhões no próximo ano.

Leia mais:

Aposta no crescimento exige mais capital e empresa deve queimar US$ 8 bilhões em 2025 – Imagem: JarTee/Shutterstock

Busca por novos investidores

A empresa, apoiada pela Microsoft, também está em busca de mais capital. Está perto de concluir a segunda rodada de captação de US$ 30 bilhões, com apoio de investidores como Sequoia Capital, Tiger Global e SoftBank.

Este último já teria aportado um total de US$ 32 bilhões desde seu primeiro investimento, em 2024. Até o momento, cerca de US$ 7,5 bilhões já estariam comprometidos nesta nova fase.

Se mantiver o ritmo, a OpenAI pode ultrapassar sua meta de US$ 12,7 bilhões de receita para o ano, um salto expressivo em relação aos US$ 4 bilhões estimados em 2024, impulsionado pela crescente demanda por suas ferramentas de IA em tarefas como codificação e produtividade.

OpenAI vai captar nova rodada de financiamento bilionária (Imagem: jackpress / Shutterstock.com)

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.