Moradores da cidade de São Pedro registraram luzes estranhas viajando pelo céu no dia 8 de julho; país tem centenas de casos similares.
O Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, não possui uma Área 51 para chamar de sua, mas temos os nossos próprios episódios misteriosos – e que vão muito além do ET de Varginha e do famoso ET Bilu.
Como já mostramos aqui no Olhar Digital, o Arquivo Nacional mantém registros de todos os avistamentos de OVNIs entre os anos de 1952 e 2023. E não foram poucos nesse período: 893. Um número que já está desatualizado – vide esse caso que ocorreu no início de julho na cidade de São Pedro, no interior de São Paulo.
Leia mais
- OVNIs: EUA alimentaram teorias da conspiração para proteger segredos
- Pesquisa revela erro que pode mudar tudo na busca por extraterrestres
- Pescador encontra “cabeça de alien” no fundo do mar; veja
Segundo informa a CNN, moradores do pequeno município registraram no dia 8 um objeto voador não identificado viajando pelo céu por volta das 20h30.
As imagens foram feitas por uma câmera com sensor infravermelho, o que possibilitou a gravação noturna.
Um OVNI, um drone ou um avião?
- O vídeo acima mostra uma luz se mexendo bem no centro da tela.
- É possível ver que o ponto luminoso se movimenta em diferentes direções – e ele aparece e desaparece do nada.
- Os moradores relatam que não é possível ouvir nenhum barulho, descartando a possibilidade de ser uma aeronave.
- Também dizem que a luz que o objeto emite é muito forte, lembrando até fogos de artifício.
- Outra tese é que podemos estar diante de algum tipo de drone, mas não há confirmação de nada.
- O fenômeno ocorre na região desde o ano passado, mas as autoridades ainda não encontraram uma explicação.
- É justamente por isso que ele é tratado como OVNI.
- De acordo com o Arquivo Nacional, um objeto voador não identificado não é necessariamente algo extraterrestre.
- OVNIs podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outras coisas – desde que não tenham sua origem identificada de maneira imediata.

- É o que aconteceu nesse episódio recente de São Pedro.
- O Olhar Digital segue acompanhando e trará atualizações assim que descobrirmos do que se tratam essas luzes.
Como acessar os documentos de OVNIs do Arquivo Nacional?
Você consegue acessar os relatos de 2023, 2024 e 2025 – e de outros anos, voltando até 1952 – no site do Arquivo Nacional. Para isso, você vai precisar fazer login ou criar um cadastro na conta do governo.
Uma vez logado, vá em Favoritos e, na sequência, no tópico “Objetos Voadores Não Identificados”. A maioria dos casos são de pilotos que viram coisas estranhas durante o voo. Confira abaixo alguns exemplos:
- Piloto de uma aeronave diz ter visto, por volta das 3h, uma luz vermelha e verde em formato circular do tamanho de uma “uma bola pequena a grande (variando)”. O OVNI voava “dez vezes mais rápido que um avião comercial”, segundo ele.
- Piloto comunicou ter visto um OVNI parado, por volta das 21h30, quando se aproximava do aeroporto de Porto Alegre (RS). O objeto, cuja cor variava entre branco e laranja, também parecia aumentar e diminuir de tamanho.

Vale destacar que também dá para enviar informações para o cadastro de avistamentos de OVNIs no Brasil. Você pode fazer isso por e-mail (supra_normalizaçã[email protected]) ou mandando o material diretamente para a sede do Arquivo Nacional. Ela fica na Praça da República, nº173, no Rio de Janeiro (RJ). O CEP é: 20211-350.
Colaboração para o Olhar Digital
Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.