O Acre voltou a registrar aumento nos casos de estelionato no primeiro semestre deste ano. Informações do Observatório de Análise Criminal, vinculado ao Ministério Público do Estado (MPAC), revelam que, entre janeiro e junho de 2025, foram computadas 3.627 ocorrências desse tipo de crime.

O crime de estelionato se caracteriza pelo uso de artifícios para obter ganhos indevidos: Foto/ Reprodução
Esse total representa uma elevação de 7,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido registradas 3.370 situações semelhantes nas unidades policiais. O crime de estelionato se caracteriza pelo uso de artifícios para obter ganhos indevidos, prejudicando terceiros.
Os números têm como base os boletins de ocorrência formalizados em delegacias da Polícia Civil espalhadas pelo estado. Rio Branco aparece com destaque negativo, somando 2.409 notificações. Logo após vêm Cruzeiro do Sul, com 295 registros; Sena Madureira, com 111; e Senador Guiomard, que contabilizou 95 casos.
Em contrapartida, alguns municípios apresentaram baixas incidências, como Santa Rosa do Purus (com apenas dois casos), Jordão (oito), Porto Walter (14) e Marechal Thaumaturgo (20).
O MPAC reforça o alerta à população sobre a expansão desse tipo de golpe, principalmente praticado por meio da internet, e orienta os cidadãos a redobrarem a atenção para não se tornarem vítimas de fraudes.