Eyestetix Studio/Unsplash

Cresceram no último mês nas redes sociais os relatos de usuários sendo banidos do WhatsApp de forma repentina e sem justificativa clara. O aplicativo, usado por mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, tem desativado contas de maneira automática, alegando “violação dos termos de uso”, mas sem explicar qual regra teria sido quebrada.
Os relatos apontam que o problema afeta desde contas pessoais até perfis comerciais, impactando diretamente pequenas empresas, autônomos e criadores de conteúdo que dependem da plataforma para manter contato com clientes e seguidores.
Leia também
Em muitos casos, os usuários dizem que não praticaram spam, não enviaram mensagens em massa e nem utilizaram apps não autorizados, que são os motivos mais comuns de punição.
1 de 3
Getty Images
3 de 3
WhatsApp é um aplicativo de mensagens
Getty Images
“Minha conta foi banida por 4 dias sem resposta, apesar de vários pedidos de suporte e acompanhamentos por e-mail e Twitter”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter).
“Por que vocês continuam banindo minha conta do WhatsApp repetidamente, às vezes duas vezes por dia, e quando minha conta é restaurada, tudo o que vocês me dizem é que o sistema me baniu por engano, que a falha do sistema não pode ser corrigida? O que realmente está acontecendo? É tão frustrante”, desabafou outro marcando o perfil na meta no X.
O Metrópoles entrou em contato com a Meta, responsável pelo WhatsApp, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?