Juruá Informativo

Uber: novo modo para idosos tem letras maiores e cara mais simples

Uber: novo modo para idosos tem letras maiores e cara mais simples

Uber anunciou, nesta quarta-feira (04), o lançamento de contas especiais voltadas para idosos em diversos países, incluindo o Brasil. O objetivo da “conta sênior” é tornar o aplicativo mais fácil de usar para pessoas da terceira idade.

O serviço, que passou por testes em maio, vai começar a ser liberado na quinta-feira (05). Além do Brasil, ele vai chegar a países como Estados Unidos, Taiwan, Hong Kong, Índia e México.

Modo sênior do Uber é resposta ao envelhecimento da população

A decisão da Uber reflete uma mudança demográfica importante: até 2030, uma em cada seis pessoas no mundo terá 60 anos ou mais. E a empresa reconhece que muitos idosos usam tecnologias que não foram desenvolvidas pensando neles.

Japonês idoso no banco de trás de um carro segurando iPhone
Muitos idosos usam tecnologias que não foram desenvolvidas pensando neles (Imagem: GBJSTOCK/Shutterstock)

Disponíveis no Perfil Familiar do aplicativo da Uber, as contas sênior têm:

“Isso significa que quem organiza o perfil da família no aplicativo da Uber pode ajudar a pedir viagens, gerenciar pagamentos e receber as atualizações da corrida em tempo real, tudo pelo próprio aplicativo”, explica a Uber, em comunicado.

Como configurar uma conta sênior no Uber

O convite para a criação da conta sênior deve ser realizado por meio do Perfil Familiar. Caso o usuário que deseja convidar para a conta sênior um familiar mais velho, como pais ou avós, ainda não tenha um Perfil Familiar, ele deve realizar as instruções abaixo:

Conta sênior tem letras maiores e design mais limpo no aplicativo do Uber (Imagem: Divulgação/Uber)

Para quem quer uma experiência mais acessível, mas não está vinculado a uma conta familiar, o Uber criou o “Modo Simples”. O recurso pode ser ativado na seção de conta do aplicativo e oferece:

Leia mais:

A iniciativa da Uber coincide com o lançamento do “Lyft Silver”, contas especiais da concorrente Lyft também voltadas para idosos.

Iniciativa da Uber coincide com o lançamento do Lyft Silver, também voltado para usuários idosos (Imagem: Divulgação/Lyft)

A abordagem da Lyft é similar, com fontes maiores e design simplificado. Mas inclui ainda veículos mais acessíveis e atendimento ao cliente com funcionários humanos.

No entanto, esta não é a primeira vez que a Uber adapta seus serviços para atender melhor clientes mais velhos. Recentemente, a empresa lançou um número gratuito nos EUA – 1-833-USE-UBER – voltado principalmente para idosos que preferem ligar em vez de usar o aplicativo.

Sair da versão mobile