Em clima de semana do cinema nacional, quando a produção audiovisual brasileira ganha ainda mais destaque, vale também olhar para o que há de novo no streaming. O Dia do Cinema Nacional é celebrado nesta quinta-feira (19/6).
Em um momento de retomada e valorização das produções nacionais, novos filmes têm ganhado espaço nas plataformas de streaming, aumentando o alcance do nosso cinema e conectando diferentes públicos pelo Brasil afora.
Confira 10 filmes que o Metrópoles separou:
Homem com H (Netflix)
A cinebiografia sobre Ney Matogrosso chegou à Netflix nessa terça-feira (17/6). O filme resgata a trajetória pessoal e artística do cantor, com foco em sua luta por liberdade de expressão, identidade de gênero e resistência política durante a ditadura militar. Jesuíta Barbosa interpreta Ney brilhantemente, sob direção de Esmir Filho.
1 de 5
Jesuíta Barbosa caracterizado com figurino usado para a performance de Bandido Corazón
@esmirfilho/Instagram/Reprodução
3 de 5
Milton Bituca Nascimento, filme do cantor brasileiro
Divulgação
4 de 5
Ainda Estou Aqui
Reprodução
5 de 5
O Auto da Compadecida 2
Reprodução
Kasa Branca (Prime Video)
O drama social é dirigido por Luciano Vidigal, conhecido por retratar a realidade das favelas cariocas. O filme acompanha Dé, um jovem da periferia que cuida da avó com Alzheimer enquanto tenta lidar com as próprias dificuldades. A obra foi premiada no Festival do Rio e elogiada pela sensibilidade e autenticidade.
Inexplicável (Netflix)
O filme conta a história real de Gabriel Varandas, um menino de 8 anos diagnosticado com um tumor cerebral maligno. A trama tem Letícia Spiller e Eriberto Leão interpretando os pais de Gabriela e acompanha a luta da família e a fé em um milagre, enquanto enfrentam desafios emocionais e psicológicos durante o tratamento.
Milton Bituca Nascimento (Globoplay)
O documentário acompanha a turnê de despedida do cantor Milton Nascimento, um dos maiores nomes da música brasileira. Com narração de Fernanda Montenegro, o filme traz registros de bastidores, shows e depoimentos de artistas como Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque. A obra também aborda temas como racismo, saúde e os impactos emocionais do fim de uma carreira de décadas.
Viva a Vida (Netflix)
O filme é uma comédia romântica bem leve. A trama segue Jessica, uma mulher que trabalha em uma loja de antiguidades e vive um processo de autodescoberta após encontrar um objeto ligado à memória da mãe falecida. A trama é protagonizada por Thati Lopes e Rodrigo Simas.
Leia também
Missão Porto Seguro (Prime Video)
O longa acompanha uma policial rígida que precisa se disfarçar de adolescente para se infiltrar em uma viagem de formatura e impedir um crime. Giovanna Lancellotti, Ademara e Miguel Falabella estão no elenco.
Ainda Estou Aqui (Globoplay)
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui é um filme baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Nas páginas, ele narra a história da mãe dele, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. O longa é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello.
A Vilã das Nove (Disney+)
O filme é uma sátira ao mundo das telenovelas. Karine Teles interpreta uma atriz que descobre que parte da vida pessoal dela foi copiada em uma vilã de novela das nove, criando situações inesperadas e críticas ao universo da teledramaturgia.
Auto da Compadecida 2 (Prime Video)
A continuação do clássico inspirado na obra de Ariano Suassuna também está disponível no streaming. João Grilo e Chicó estão de volta a Taperoá depois de 25 anos. A nova aventura mistura humor, crítica social e religiosidade.
Fé Para o Impossível (Netflix)
A trama conta a história real de Renee Murdoch, uma pastora que foi brutalmente atacada no Rio de Janeiro e ficou entre a vida e a morte. O filme retrata a recuperação milagrosa após o ataque, com foco na fé, na família e na união de pessoas em oração.

