Juruá Informativo

Santos Dumont ou Irmãos Wright? A verdade sobre quem inventou o avião

Santos Dumont ou Irmãos Wright? A verdade sobre quem inventou o avião

Se você perguntar agora para a pessoa que está ao seu lado quem inventou o avião, ela prontamente deve responder: Santos Dumont. Para o brasileiro, não há dúvida nenhuma sobre a questão.

Alberto Santos Dumont (1873-1932) decolou às 16h45 do dia 23 de outubro de 1906, no parque Bagatelle, em Paris, na França. O seu 14-bis voou por cerca de 200 metros em uma exibição pública, com a participação, inclusive, de juízes da Federação Aeronáutica Internacional.

Leia mais

Até aí tudo bem – todo mundo por aqui conhece essa história. O problema é que os americanos garantem que os verdadeiros pais da aviação são, na verdade, os irmãos Wright. E eles juram que voaram muito antes que o brasileiro, em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte.

Mas, afinal, quem está certo nessa discussão? O Olhar Digital revisita agora esses dois feitos do passado e deixa você tirar suas próprias conclusões (com uma certa tendência pró-brasileiro, é claro).

Capa de jornal com ilustração do primeiro voo do 14-bis, de Santos Dumont
Capa de jornal com ilustração do primeiro voo do 14-bis, de Santos Dumont – Imagem: Histoire de l’Aviation, Fleurus/Wikimedia Commons

O ponto de divergência

Imagem: Domínio público
Perceba que o Wright Flyer não tinha rodas, ou seja, precisava ser alavancado do solo por uma catapulta – Imagem: Domínio público

Mas, afinal, dá para falar em pai da Aviação?

É importante dizer que naquela época havia uma disputa para saber quem colocaria o primeiro avião no ar. Estamos falando, portanto, de uma espécie de guerra de narrativas, ou seja, cada um apresenta a sua versão.

E Santos Dumont e os irmãos Wright não foram os únicos. O alemão Gustav Weisskopf, por exemplo, garante que ele foi o pioneiro, em 1901. Tem ainda o francês Clément Agnès Ader e o seu Avion III, que teria alçado voo em 14 de outubro de 1897.

Criado pelo francês Clément Ader, o Avion III está em exibição permanente no Musée des Arts et Métiers, em Paris – Imagem: Poulpy/Wikimedia Commons

São inúmeras histórias – e você pode escolher qualquer uma. Agora, se você me perguntar, eu fico com o posicionamento original da Federação Aeronáutica Internacional. Ou seja, Santos Dumont é, sim, o pai da Aviação.

E não só pelo 14-bis, mas também pelo voo com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, em 1901, e, sobretudo, pelo Demoiselle. O ultraleve Demoiselle foi criado por Santos Dumont em 1907 e, dois anos depois, acabou se tornando o primeiro avião produzido em série no mundo.

O mais interessante é que o brasileiro publicou todas as especificações da aeronave para quem quisesse reproduzi-la ou aprimorá-la. Trata-se, portanto, do primeiro “código aberto” da história da aviação. Um legado que o credencia, tranquilamente, como o verdadeiro pai dessa tecnologia.

Texto feito com base em uma reportagem do Olhar Digital de 03/01/2023.

Sair da versão mobile