O “The OpenAI Files” analisa estrutura, cultura organizacional e possíveis conflitos de interesse da empresa liderada por Sam Altman
Tudo sobre OpenAI
A OpenAI está no centro de um novo relatório intitulado The OpenAI Files, lançado nesta semana como uma colaboração entre os projetos sem fins lucrativos Midas e Tech Oversight.
Com mais de 50 páginas e 10 mil palavras, o documento reúne a análise mais extensa já publicada sobre práticas de governança, liderança e cultura organizacional da empresa, segundo seus autores.
Compilado ao longo de um ano por Tyler Johnston, diretor executivo do Projeto Midas, o material combina fontes públicas — como documentos corporativos, ações judiciais, reportagens e cartas abertas — para traçar a evolução da OpenAI, desde seus primeiros anos como laboratório sem fins lucrativos até sua atual posição como gigante da tecnologia com fins lucrativos.

O que o relatório traz sobre a startup do ChatGPT
- Entre os temas abordados estão preocupações com segurança, possíveis conflitos de interesse e mudanças na estrutura corporativa.
- Gráficos interativos ajudam a visualizar estimativas sobre a estrutura de governança da empresa e a proposta de reestruturação interna.
- Um dos focos principais é a possibilidade de executivos e conselheiros lucrarem direta ou indiretamente com o sucesso da OpenAI.
- O relatório também destaca os investimentos do CEO Sam Altman em empresas com ligações comerciais à organização.
Leia mais:
- O estudante que construiu um reator nuclear caseiro usando IA
- Como usar ChatGPT para transformar adultos em bebês reborn
- Manus ou ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?
Projeto não foi encomendado pela concorrência
Os autores afirmam não ter recebido apoio de concorrentes da OpenAI, incluindo Elon Musk ou Microsoft.
“Não fazemos julgamentos. Apenas mostramos o contraste entre a visão original da OpenAI e o que ela se tornou”, disse Johnston ao The Verge.
O relatório está disponível em OpenAIFiles.org.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.