O Governo do Acre oficializou, na manhã desta quarta-feira (18), no Cine Teatro Recreio, o lançamento do Arraial Cultural 2025, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de junho, no tradicional calçadão da Gameleira, em Rio Branco. O evento deste ano trará uma programação que celebra a essência das festas juninas do estado, com atrações que vão da música ao artesanato.

Na manhã dessa quarta-feira (18), no Cine Teatro Recreio, o Governo do Estado lançou oficialmente o Arraial Cultural 2025
Um dos principais destaques é o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, que em 2025 reunirá 15 grupos de danças típicas, representando ao menos nove municípios acreanos. Durante o lançamento, quadrilheiros fizeram uma apresentação para o público, dando um gostinho do que está por vir.
A edição deste ano contará com investimento superior a R$ 2 milhões, aplicados na infraestrutura do evento, que incluirá mais de 20 apresentações musicais com artistas locais, barracas de comidas regionais, feira de artesanato, atrações para todas as faixas etárias e espaços voltados à família. Também estão previstos bingos beneficentes, cuja arrecadação será revertida para a APAE.
Destaque para o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, que este ano contará com 15 grupos / Foto: ContilNet
Para o governador Gladson Cameli, o Arraial Cultural representa mais do que lazer. “Vai ser uma grande festa da família, com gente da capital e do interior, movimentando desde a culinária à rede hoteleira. O Acre tem potencial para mostrar sua cultura ao Brasil e ao mundo. Este ano será ainda melhor que o anterior. Estamos investindo, organizando e reconhecendo a importância das quadrilhas como patrimônio cultural do nosso estado”, declarou.
Outro destaque é a realização de bingos solidários, com a arrecadação destinada à APAE / Foto: ContilNet
O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kimpara, também celebrou os avanços em relação à última edição. “Vamos ter mais quadrilhas do que no ano passado, com uma premiação maior e mais qualidade. Em 2024, o palco foi considerado melhor que o de uma competição nacional. Isso mostra que o Acre está fazendo bonito, com respeito, carinho e amor por essa cultura que move crianças, jovens e idosos o ano inteiro”, disse.
Presidente da FEM, Minoru Kimpara, também ressaltou os avanços desta edição. “Vamos ter mais quadrilhas do que no ano passado” / Foto: ContilNet
Kimpara destacou ainda as ações voltadas à proteção e bem-estar dos participantes: “O nosso governador tem nos orientado a cuidar não só da parte cultural, mas também da segurança. Quem for à Gameleira encontrará um espaço confortável e seguro, como nos anos anteriores, quando não tivemos nenhuma ocorrência. Agora, o que realmente vai deixar essa festa bonita são as pessoas. Por isso, convido todos: venham celebrar a cultura, celebrar a vida”, completou.
Para o governador Gladson Cameli, o Arraial Cultural vai além do entretenimento: movimenta a economia e valoriza a identidade acreana / Foto: ContilNet
A entrada será gratuita e a expectativa dos organizadores é que milhares de pessoas visitem o espaço durante os seis dias de celebrações, movimentando a economia local e fortalecendo as tradições populares do Acre.