Presidente do TCE/AC celebra 100 dias de gestão com imprensa e lança prêmio de jornalismo

Durante o encontro, a presidente apresentou aos representantes da imprensa ferramentas que permitem consultar informações públicas sobre o Estado e os municípios

Na manhã desta segunda-feira (2), a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Dulcinéia Benício, promoveu um café da manhã com jornalistas, influenciadores digitais e colunistas sociais. O encontro teve como objetivo compartilhar os destaques dos primeiros cem dias de sua administração à frente do órgão fiscalizador.

Evento ocorreu na sede do TCE, em Rio Branco/Foto: ContilNet

Também estiveram presentes os conselheiros Ronald Polanco Ribeiro e Naluh Gouveia, além de outros integrantes da equipe técnica da instituição. Durante o evento, Dulcinéia ressaltou a importância da atuação conjunta entre o Tribunal e os meios de comunicação.

“O Tribunal de Contas não é um órgão que atua isolado. Ele se originou da sociedade e está imerso nela. A imprensa exerce um controle externo muito mais efetivo no dia a dia do que os próprios órgãos, pois consegue se aproximar do povo que sofre, que precisa de atendimento e que não sabe para onde correr. A imprensa tem um papel fundamental, que deve ser sempre destacado, e hoje isso se torna ainda mais evidente. É esse reconhecimento que o Tribunal de Contas faz ao convidar todos vocês, para que possamos aprender juntos e melhorar nossa atuação, impactando positivamente a qualidade de vida da população que necessita”, afirmou a presidente.

Entre os avanços citados, Dulcinéia pontuou a modernização da estrutura interna do Tribunal, o incentivo a práticas sustentáveis, o fortalecimento do controle exercido pela sociedade, a ampliação da comunicação institucional, bem como investimentos na qualificação profissional por meio da Escola de Contas. Além disso, destacou melhorias na atuação fiscalizatória e nos serviços prestados.

Ela também enfatizou a necessidade de integração com outros órgãos e com a mídia:

“Precisamos atuar em conjunto, não apenas o Tribunal de Contas, mas também todos os meios de comunicação e os demais órgãos parceiros, como o Ministério Público, a CGU e o TCU. Todos que atuam nessa área juntos podem realizar ações muito mais robustas, melhorando assim a vida de nossa comunidade”, acrescentou Dulce.

Durante o encontro, a presidente apresentou aos representantes da imprensa ferramentas que permitem consultar informações públicas sobre o Estado e os municípios, como execução orçamentária, repasse de emendas parlamentares e dados de empenho de despesas. O conselheiro Ronald Polanco também reforçou o papel essencial da mídia no fortalecimento democrático:

“Estamos aqui com vocês, que são o coração da democracia. Quando a imprensa atua de forma livre, exercendo seu trabalho, a democracia e a sociedade prosperam. Por isso, estamos abrindo as portas do TCE para vocês, que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou o conselheiro.

Encerrando o encontro, a presidente anunciou uma nova iniciativa voltada à valorização dos profissionais da comunicação: o Prêmio de Jornalismo do Controle Externo, que reconhecerá trabalhos relevantes da imprensa na área de fiscalização pública.

“Vocês, da imprensa, que atuam como técnicos de controle externo da população, desempenhando essa função de maneira eficiente e relevante, receberão esse prêmio que valoriza o trabalho de vocês de forma justa, responsável e merecedora. Em breve, teremos mais informações”, concluiu Dulce.