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Piloto de avião precisa de CNH? Saiba quais os documentos obrigatórios na aviação

Piloto de avião precisa de CNH? Saiba quais os documentos obrigatórios na aviação

Dirigir um carro exige CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas quando o ‘veículo’ decola, será que o piloto de avião também precisa desse tipo de carteira? No mundo da aviação, as regras são diferentes: pilotos não usam CNH, mas precisam de documentos específicos para operar aeronaves legalmente. 

Seja para voos recreativos ou comerciais, a legislação brasileira exige licenças emitidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), além de certificados médicos e habilitações para cada tipo de aeronave.

Mas, afinal, quais são os documentos obrigatórios? Como obtê-los? E o que acontece se um piloto voar sem a devida autorização?

A seguir, explicamos tudo sobre as licenças de pilotagem, quem fiscaliza os céus do Brasil e quais as consequências para quem descumpre as normas. Prepare-se para decolar nesse tema e descubra por que, no ar, a burocracia é tão rigorosa quanto no asfalto.

O que você precisa saber

Piloto de avião precisa de CNH? Saiba quais os documentos obrigatórios na aviação

Ao contrário dos motoristas, que dependem da CNH, os pilotos de aeronaves precisam de uma Licença de Piloto, emitida pela ANAC.

Painel de informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em Brasília (DF)
Painel de informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em Brasília (DF)
(Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com)

Além disso, outros documentos são exigidos, dependendo do tipo de voo e da aeronave. Confira os principais no conteúdo a seguir.

1. Licença de Piloto (CMA – Certificado Médico Aeronáutico)

A licença de piloto é o principal documento e equivale à CNH no mundo da aviação. Ela é dividida em diferentes categorias, de acordo com a finalidade e o tipo de aeronave:

Quem emite é a ANAC, após a conclusão do curso em uma escola de aviação civil homologada.

O tempo de emissão pode levar semanas ou meses, dependendo da burocracia e dos exames médicos. Após a conclusão do curso, precisa portar o documento sempre que conduzir uma aeronave? Sim, o piloto deve ter a licença e o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) durante o voo.

2. Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

Assim como a CNH exige exames médicos, o piloto precisa de um CMA, emitido por um médico credenciado pela ANAC. Ele avalia as condições físicas e mentais do candidato.

Tipos de CMA:

A validade varia de 6 meses a 2 anos, dependendo da idade e da categoria.

3. Habitação na Aeronave

Além da licença, o piloto deve estar habilitado para o modelo específico de aeronave que pretende pilotar. Isso requer treinamentos adicionais e avaliações práticas.

4. Documentação da Aeronave

Assim como um carro precisa de licenciamento, a aeronave deve ter:

Saiba mais clicando aqui.

O que acontece se pilotar uma aeronave sem a licença adequada?

Pilotar uma aeronave sem a documentação exigida é crime, conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565/1986). Mas quem regula e fiscaliza os pilotos?

E como a fiscalização funciona, existe “blitz” no céu? Não exatamente como no trânsito, mas há fiscalizações em aeroportos e pistas. A FAB pode interceptar aeronaves suspeitas, principalmente em áreas restritas ou próximas a grandes cidades.

Leia mais:

Quais as consequências para quem pilota irregularmente?

Pilotar aeronaves de forma irregular — e isso se encaixa diretamente a pilotar sem documentos adequados — ou aeronaves não-certificadas acarreta várias consequências.

Pilotos de avião não usam CNH, mas precisam de licenças específicas para voar legalmente
(Imagem: Blake Guidry / Unsplash)

As sanções podem ser administrativas, civis e penais, incluindo multas, suspensão ou cassação da licença, e até ações judiciais por danos a terceiros ou crimes de perigo.

Consequências detalhadas de voos irregulares:

Quanto custa para tirar a habilitação de piloto?

Piloto Privado (PPA): R$ 25.000 a R$ 40.000*
Piloto Comercial (PCA): R$ 50.000 a R$ 80.000*
Piloto de Linha Aérea (ATPL): R$ 120.000 a R$ 200.000*
*Valores variam conforme escola, tipo de aeronave e horas de voo exigidas. Inclui teórico, prático e taxas (médico, ANAC, etc.).

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