Inteligência artificial está sendo integrada à educação… mas será que isso está acontecendo de forma positiva?

Na coluna Olhar do Amanhã, o doutor Alvaro Machado Dias fala de um “novo fordismo educacional”.

O centro da argumentação do neurocientista é a crítica à forma como a inteligência artificial está sendo integrada à educação, destacando a tensão entre o potencial pedagógico real das tecnologias e os incentivos comerciais que moldam seu uso prático.

Visão aérea de crianças sentadas em carteiras e utilizando notebooks
(Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Ele aponta que, embora as IAs possam personalizar o ensino e aliviar desafios cognitivos, sua aplicação tem favorecido uma lógica de consumo em que o aluno é tratado como cliente e protegido do esforço, da frustração e do contraditório. Isso empobrece o processo formativo e reforça atitudes egocêntricas.

Em vez de promover uma educação crítica e transformadora, muitas escolas adotam a IA como ferramenta de eficiência e fidelização, comprometendo o desenvolvimento mais profundo dos alunos. Acompanhe na coluna de hoje!

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital