Olhar Digital > Pro > Nvidia quer usar robôs humanoides para fabricar chips de IA
A ideia da empresa é implantar, de forma pioneira, robôs humanoides em uma nova fábrica de chips em Houston, nos Estados Unidos
Tudo sobre Inteligência Artificial
O que a inteligência artificial, os robôs e a Nvidia têm em comum? A resposta é tudo! A gigante da tecnologia está negociando com a fabricante de chips Foxconn uma parceria que pode mudar para sempre a forma como pensamos em linhas de produção.
A ideia é implantar, de forma pioneira, robôs humanoides em uma nova fábrica da empresa taiwanesa em Houston, nos Estados Unidos. As máquinas atuariam produzindo servidores de IA da Nvidia, segundo informações da Reuters.

Dispositivos foram treinados para fazer trabalhos de montagem
Se tudo der certo, a operação com os robôs humanoides deve começar até o primeiro trimestre do próximo ano, quando a nova fábrica da Foxconn em Houston começará a produção dos servidores GB300 AI da Nvidia. No entanto, não há informações de quantos dispositivos seriam utilizados num primeiro momento.
Também ainda não está claro o que exatamente estas máquinas farão. De qualquer forma, a promessa é que elas revolucionem a fabricação de chips. Sabe-se, por exemplo, que os robôs foram treinados para pegar e colocar objetos, inserir cabos e fazer trabalhos de montagem.
Um dos protótipos já apresentados tem pernas e outro conta com uma base de robô móvel autônomo (AMR) com rodas. Segundo a reportagem, os dois devem ser utilizados. A Nvidia e a Foxconn, entretanto, preferiram não comentar sobre o assunto.
Leia mais
- Não é só IA: Nvidia projeta a década na tecnologia
- Nvidia está usando o Vision Pro para ensinar robôs humanoides
- IA física da Nvidia promete revolucionar a robótica humanoide
Mercado de robôs humanoides deve movimentar bilhões
- Projeções apontam que pode levar de cinco a 10 anos para que os robôs humanoides realmente comecem a fazer parte das nossas vidas.
- Mas isso não significa que a corrida pela tecnologia não esteja em pleno vapor.
- E a Nvidia já está investindo na área de olho nos resultados futuros.
- Segundo o Goldman Sachs, o mercado global de humanoides valerá US$ 38 bilhões (mais de R$ 210 bilhões) até 2035.
- A estimativa é que, até 2029, 250 mil unidades estarão em uso, principalmente para as indústrias.
- Já os consumidores comprarão cerca de um milhão de robôs por ano em cerca de uma década, fazendo uso deles para os mais diversos fins.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.