Nível do Rio Acre volta a cair e permanece mais de 10 metros abaixo da cota de alerta

Com o avanço da estação seca, comum nesta época do ano na região Norte, a Defesa Civil mantém o monitoramento diário do manancial

Nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre, na capital Rio Branco, voltou a diminuir, alcançando 2,91 metros na medição registrada às 5h38 da manhã desta terça-feira (3). A informação foi divulgada no boletim oficial da Defesa Civil do município. Durante o mesmo período, não houve registro de precipitação, o que colaborou para a estabilidade dos níveis hídricos. O dado representa uma discreta queda em comparação com a aferição da segunda-feira (2), sinalizando uma continuidade no comportamento de baixa do rio, típico do período de seca.

Dados são da Defesa Civil de Rio Branco/Foto: Reprodução

Apesar da variação ser pequena, o cenário permanece longe de qualquer possibilidade de enchente. A marca de alerta em Rio Branco é de 13,50 metros, e o transbordamento ocorre a partir dos 14 metros. Com isso, o nível atual segue mais de 10 metros abaixo das cotas críticas.

Com o avanço da estação seca, comum nesta época do ano na região Norte, a Defesa Civil mantém o monitoramento diário do manancial. No entanto, o foco agora se volta aos impactos da estiagem prolongada, como o aumento do risco de queimadas tanto em áreas urbanas quanto rurais, e a deterioração da qualidade do ar.

Mesmo com a estabilidade no volume do rio, autoridades ambientais continuam alertando a população sobre a importância do uso racional da água e dos cuidados no descarte de resíduos, especialmente próximos a cursos d’água. A vazante pode revelar bancos de areia e entulhos acumulados, agravando impactos ambientais.

O Rio Acre, além de ser o principal recurso hídrico de Rio Branco e abastecer milhares de pessoas, também funciona como parâmetro essencial para ações preventivas em períodos de extremos climáticos, como inundações e secas intensas.