Por meio de decretos publicados na edição nº 14.037 do Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (5), o governo do Acre oficializou uma série de promoções envolvendo membros da Polícia Militar (PMAC) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC). Grande parte dos oficiais beneficiados também foi encaminhada para a reserva remunerada, conforme prevê a legislação vigente.

A Polícia Militar foi protagonista nas promoções do Estado/Foto: Arquivo
As promoções contemplam diversas patentes, entre elas capitães, majores e tenentes-coronéis. Segundo os atos administrativos, os avanços na carreira ocorreram tanto por antiguidade quanto por solicitação dos próprios militares, como estabelecido nos normativos estaduais.
Entre os oficiais promovidos estão:
Márcio Camilo da Silva, elevado ao posto de Tenente-Coronel QOAPM R3, com efeito retroativo a 20 de novembro de 2023;
Francisco Edilton da Silva Lima, Tancredo André da Silva Filho, Adilson Moura de Oliveira e outros oficiais que ascenderam ao posto de Major QOAPM R3;
José Geilde Gomes Felisberto e Rezende Tavares da Silva, promovidos ao cargo de Capitão QOAPM R3;
Radamés Freitas Brasil e Marcos Antônio Alves do Nascimento, também promovidos à patente de Major QOAPM R3.
O Corpo de Bombeiros também foi contemplado com promoções, entre elas a de José Fabrício da Silva, que foi elevado ao posto de Tenente-Coronel QOABM antes de passar para a inatividade com direito à remuneração.
Todas essas mudanças estão respaldadas pela Lei Complementar nº 391/2021 e pelo Decreto nº 10.970/2022, que regulam as condições para promoção e passagem para a reserva no serviço militar estadual.
Além das promoções, também foram oficializadas exonerações no funcionalismo público, com impacto direto sobre os quadros da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
