O governador do Acre, Gladson Camelí, acompanhou nesta sexta-feira (28) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, em uma visita simbólica ao município de Xapuri, terra natal do líder seringueiro Chico Mendes. A comitiva esteve na casa onde o ambientalista viveu e foi assassinado, ponto histórico que se tornou símbolo da luta pela preservação da Amazônia.

Laudivon Nogueira, Gladson Camelí e Luis Barroso / Foto: Redes Sociais
Durante a visita, Cameli e Barroso, acompanhados pelo presidente do Tribunal de Justiça, Laudivon Nogueira, fizeram um registro simbólico na janela da casa de Chico Mendes, um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Xapuri.
Gladson Camelí e Raimundo Mendes / Foto: Redes Sociais
O governador também aproveitou a ocasião para registrar o encontro com Raimundo Mendes, conhecido como Raimundão, primo de Chico Mendes, figura respeitada na região por manter viva a memória do ativista, mas que vem sendo atacado nas últimas semanas após a Operação Suçuarana feita pelo ICMBio.
A visita também marca um momento de valorização da memória ambiental e social do estado, num período em que as questões climáticas e os direitos das populações tradicionais figuram o protagonismo no cenário mundial.