Eliane Cantanhêde pede desculpas após fala polêmica sobre guerra: veja

Reprodução/GloboNews

Eliane Catanhêde na GloboNews - Metrópoles
1 de 1 Eliane Catanhêde na GloboNews – Metrópoles – Foto: Reprodução/GloboNews

A jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews, pediu desculpas neste domingo (22/6) após a repercussão negativa de um comentário feito no programa Em Pauta, na última sexta-feira (20/6), sobre o conflito no Oriente Médio entre Israel e Irã.

Durante a participação no telejornal, ela questionou Jorge Pontual, correspondente da emissora nos Estados Unidos, sobre a diferença no impacto dos ataques feitos por cada país.

“Por que os mísseis de Israel destroem Gaza, matam milhares e milhares de pessoas, e os mísseis que saem do Irã e efetivamente caem em Israel não matam ninguém?”, perguntou.

A @ECantanhede Eliane Catanhede lamentando que os mísseis do Irã não matam ninguém em Israel . No máximo causam umas “mortezinhas” aqui ou ali .

Jornalismo da @GloboNews tá top hein ?

pic.twitter.com/0aRi6ELGSL

— Leonardo Saade (@LeonardoGSaade) June 21, 2025

Leia também

1 de 6

A polícia e a defesa civil realizam operações na área após o míssil disparado do Irã que atingiu a cidade de Haifa, no noroeste de Israel

Alkharouf/Anadolu via Getty Images

2 de 6

Míssil lançado do Irã é interceptado no ar pelo sistema de defesa Iron Dome de Israel, sobre Tel Aviv

Stringer/Anadolu via Getty Images

3 de 6

Policiais israelenses em desarmamento de bombas são vistos trabalhando no local do impacto após um míssil supostamente lançado do Irã atingir a cidade de Bersheba, no sul de Israel

Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

4 de 6

Policiais israelenses em desarmamento de bombas são vistos trabalhando no local do impacto após um míssil supostamente lançado do Irã atingir a cidade de Bersheba, no sul de Israel

Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

5 de 6

Parentes de palestinos que perderam suas vidas em ataques israelenses

Khames Alrefi/Anadolu via Getty Images

6 de 6

Soldados israelenses e um homem em prédio danificado por um míssil iraniano

Ilia Yefimovich/dpa (Photo by Ilia Yefimovich/picture alliance via Getty Images

No sábado (21/6), Eliane já havia feito um esclarecimento nas redes sociais, dizendo que sua intenção era compreender os sistemas de defesa dos países envolvidos. Neste domingo, ela reconheceu ter errado na forma como se expressou.

“Depois de rever a gravação da pergunta que fiz na sexta-feira, reconheço que me expressei mal e dei margem a conclusões equivocadas, que não representam meu pensamento, pelo que peço desculpas. A intenção foi fazer uma pergunta técnica sobre armamentos e sistemas de defesa”, escreveu no X (antigo Twitter).

A leitura do pedido de desculpas foi exibida ao vivo na programação da GloboNews na manhã deste domingo. Veja:

🇧🇷🇮🇱 Comentarista da GloboNews, Eliane Catanhêde pede desculpas por comentário sobre Guerra, quando perguntou por que o bombardeio do Irã não resultava em mortes em Israel.pic.twitter.com/8OgyOnxvJb

— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) June 22, 2025