Juruá Informativo

É monopólio? Google promete lutar contra decisão que pode mudar sua busca online

É monopólio? Google promete lutar contra decisão que pode mudar sua busca online

Tudo sobre Google

O juiz federal Amit Mehta iniciou na última sexta-feira (30) a fase final do julgamento antitruste contra o Google, questionando até onde deve ir para conter o domínio da empresa em buscas na internet. A big tech fez sua última defesa antes da decisão do Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos… mas já revelou que vai recorrer, dependendo de qual for o veredito.

Em publicação no X, o Google questionou as medidas propostas pelo DOJ, que (segundo a empresa) beneficiariam as companhias concorrentes, mas não os usuários.

Google é acusado de monopólio no setor de busca online

O Google enfrenta acusações de monopólio no setor de pesquisas online e publicidade, inclusive com acordos firmados com outras empresas para garantir sua superioridade. Por exemplo, a big tech paga cerca de US$ 20 bilhões por ano à Apple para ser o buscador padrão do Safari.

Em abril, um juiz federal já havia decidido que a companhia dominava ilegalmente o mercado de publicidade online, dizendo que a empresa deveria vender o Google Ad Manager. Veja os detalhes aqui.

google busca
Google também passou por julgamento antitruste no setor de publicidade (Imagem: Tada Images / Shutterstock)

No julgamento em andamento, o Departamento de Justiça e uma coalização de estados acreditam no monopólio da big tech no setor de pesquisa. Eles defendem que a empresa compartilhe os dados de pesquisa e encerre o contrato bilionário com a Apple e com outras fabricantes de smartphones para ser o buscador padrão.

O caso inclui até o Gemini: de acordo com o governo, a IA generativa tornou-se a nova porta de entrada para buscas online, sendo urgente impedir que o Google estabeleça uma posição dominante também nesse novo campo.

Já a empresa contesta as acusações, afirmando que o governo não provou que os contratos com as fabricantes sejam responsáveis por seu domínio de mercado.

Antes mesmo da decisão sair, Google já prometeu recorrer (Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Big tech prometeu recorrer de decisão

Em uma sequência de publicações feitas no X (antigo Twitter) no sábado (31), o Google reafirmou sua defesa e prometeu recorrer da decisão do DOJ.

Entenda:

Enquanto o Departamento de Justiça defende o compartilhamento dos dados, o Google propõe mudanças mais brandas. Ao final da sequência de publicações, a empresa escreveu que vai esperar a decisão da Corte, mas que acredita que ela esteja errada e aguarda ansiosamente para recorrer da decisão.

6/ We will wait for the Court’s opinion. And we still strongly believe the Court’s original decision was wrong, and look forward to our eventual appeal.

— News from Google (@NewsFromGoogle) May 31, 2025

A decisão final é esperada para agosto.

Sair da versão mobile