Quem quis (ou precisou) usar o ChatGPT na manhã desta terça-feira (10) ficou na mão; veja o que diz a OpenAI

(Imagem: Primakov/Shutterstock)

Logo do ChatGPT

Tudo sobre ChatGPT

OpenAI Logo

Tudo sobre OpenAI

Quem quis (ou precisou) usar o ChatGPT na manhã desta terça-feira (10) ficou na mão. Isso porque a plataforma de inteligência artificial (IA) da OpenAI amanheceu instável em vários países.

A página sobre a OpenAI no Downdetector mostra um pico de reclamações dos usuários por volta das sete da manhã. Num teste do Olhar Digital, a IA não respondeu um prompt simples. Ficou apenas “pensando”. Veja abaixo:

Captura de tela mostrando ChatGPT pensando
ChatGPT fica apenas “pensando” na hora de responder prompts (Imagem: Reprodução/ChatGPT)

Como costuma acontecer em ocasiões assim, usuários correram para as redes sociais para reclamar e postar memes sobre. Confira abaixo alguns exemplos de postagens no X:

chatgpt não funciona e eu descubrí que nao sei mais escrever um email

— andressa (@agobiratilta) June 10, 2025

Me when Chat GPT is down:😔😣#ChatGPT #OpenAI pic.twitter.com/vXKXL6Ix03

— Sarcasm (@sarcastic_us) June 10, 2025

ChatGPTを罵倒したら
止まってしまった。。。 pic.twitter.com/ABXaIZXZS9

— goodpierrot (@goodpierrot) June 10, 2025

Leia mais:

Instabilidade da OpenAI afeta ChatGPT, Sora e APIs

O que aconteceu, afinal? Bem, a página de status da OpenAI apontou, num primeiro momento, que alguns usuários tinham começado a experimentar “taxas de erro elevadas e latência“. Ainda segundo a página, a instabilidade afeta ChatGPT, Sora (IA que gera vídeos) e as APIs da OpenAI.

Página de status da OpenAI mostrando erros no ChatGPT, Sora e APIs
Página de status da OpenAI mostrando erros no ChatGPT, Sora e APIs (Imagem: Reprodução/OpenAI)

Depois, a OpenAI adicionou uma linha separada para “taxas de erro elevadas no Sora”. E, posteriormente, atualizou o status do ChatGPT para “interrupção parcial”.

A OpenAI diz que investiga o problema. Até o momento, não se sabe o que está causando a instabilidade. Nem quando o ChatGPT vai voltar ao normal. Atualizaremos esta nota quando tivermos mais informações.

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, jornal e revista. No Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.