Escassez de gasolina provoca bloqueios e afeta estudantes brasileiros na Bolívia

O fechamento da via afetou diretamente o departamento de Pando, onde Cobija está localizada

A situação dos combustíveis na Bolívia se agravou nesta segunda-feira, 2 de junho, após a total interdição da Avenida Internacional, em Cobija — cidade fronteiriça com o estado do Acre. A mobilização foi desencadeada pela retirada dos subsídios estatais, o que gerou aumento nos preços da gasolina e intensificou a escassez do produto no país.

A manifestação segue sem previsão de encerramento/Foto: Reprodução

Para realizar o bloqueio, manifestantes utilizaram caminhões-tanque oriundos do Peru, obstruindo completamente a principal via de entrada e saída da cidade, o que comprometeu o tráfego em ambos os sentidos e gerou transtornos em diversas áreas da vida cotidiana.

O fechamento da via afetou diretamente o departamento de Pando, onde Cobija está localizada. Com a mobilidade paralisada, setores essenciais como o transporte público, o atendimento de saúde e o funcionamento das escolas foram severamente impactados. Estudantes brasileiros que frequentam instituições de ensino superior na cidade boliviana relataram dificuldades para chegar às universidades, sendo obrigados a se deslocar a pé ou utilizar mototáxis, quando disponíveis.

Até o momento, não há previsão para o fim dos protestos, e os moradores seguem enfrentando limitações significativas na rotina diária.

Com informações da TV 5.