Ney Matogrosso enfrentou de perto a devastação causada pela epidemia de Aids no Brasil, nos anos 1980, perdendo diversos amigos e amores ao longo dos anos. Uma das perdas mais marcantes foi a de Marco de Maria, médico com quem o cantor manteve um relacionamento por cerca de 13 anos.
O livro Ney Matogrosso — A Biografia (Companhia das Letras), de autoria de Julio Maria, retrata o momento em que o cantor descobre o diagnóstico do companheiro. Desconfiado dos sintomas, o médico revelou a Ney que acreditava ter sido contaminado por um jovem norte-americano com quem teve relações uma ou duas vezes.
Apesar do medo, ambos ainda alimentavam a esperança de que o exame não confirmasse o pior. O artista optou por não realizar o teste na época, pois queria estar emocionalmente inteiro para cuidar de Marco.
“A partir do instante em que Marco saiu do laboratório com o envelope nas mãos, abriu a porta do carro e sentou-se ao lado de Ney, não existiria mais fuga. Sua vida seria definida por uma palavra e ele foi até o fim, retirando a folha até o campo em que se lia ‘positivo’”, diz um trecho da biografia.



1 de 6
Ney Matogrosso durante o serviço militar
Reprodução

2 de 6
Marco de Maria, médico que foi casado com Ney e morreu em decorrência do HIV
Reprodução/Instagram

3 de 6
Ney Matogrosso
Reprodução

4 de 6
Ney Matogrosso e Cazuza jovens
Reprodução

5 de 6
Ney Matogrosso
Instagram/Reprodução

6 de 6
Ney Matogrosso e Cazuza
Reprodução
Como Ney reagiu ao diagnóstico?
Ney Matogrosso manteve-se calmo diante da situação, enquanto viu o marido desmoronar. Nos dias seguintes, juntou forças para cuidar de Marco até o fim da trajetória do médico na Terra.
O cantor acolheu o companheiro e montou um quarto na própria casa para cuidar dele. A família de Marco tentou ajudar financeiramente, mas ele recusou a oferta.
Leia também
“Ney decidiu cuidar do namorado em tempo integral e de perto. Falou com a família de Marco, o tirou da Carlos Góis e o levou para viverem juntos em sua casa, na rua Cupertino Durão, onde havia menos escadas e uma enfermaria particular poderia ser montada”, narra a biografia.
Morte de Marco de Maria
Na madrugada de 16 de fevereiro de 1993, a enfermeira que cuidava de Marco ligou para Ney avisando que ele tinha passado por três paradas cardiorrespiratórias curtas e retornado de todas elas.
“Marco, chega. Não se esforce mais. Você já sofreu muito. O amor da gente continua”, disse o cantor, após entrar no quarto e deitar-se ao lado de Marco. Na época, o relacionamento amoroso entre os dois já havia chegado ao fim, mas Ney continuou cuidando dele.
A biografia conta que Marco apenas fez um movimento com a cabeça e seus sinais vitais cessaram. Ele estava com pouco mais de 20 kg distribuídos em 1,80 mde altura.
