Olhar Digital > Pro > ChatGPT ameaça o Google nas buscas online? Veja os números

Segundo levantamento, ChatGPT atingiu a impressionante marca de um bilhão de buscas diárias, mas continua muito longe do Google

Imagem: Ascannio/Shutterstock

Tudo sobre ChatGPT

Tudo sobre Google

A inteligência artificial pode fornecer respostas diretas, sintetizar informações complexas e manter diálogos contextualizados. Por isso, ferramentas como o ChatGPT tem atraído muitos usuários nos últimos meses.

Há quem diga, inclusive, que o domínio do Google nas buscas na internet está ameaçado. Mas a realidade é bastante diferente, segundo aponta um levantamento realizado pela empresa de comunicação digital Visual Capitalist.

Google continua sendo a ferramenta mais utilizada para buscas na internet (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Levantamento analisou competição por buscas na internet

De acordo com o trabalho, o ChatGPT está sendo cada vez mais acessado para realizar buscas na internet. O chatbot da OpenAI já é usado em cerca de um bilhão de buscas diárias, um resultado impressionante, mas que ainda fica muito abaixo quando comparado com outras plataformas.

O levantamento aponta que, diariamente, são feitas mais de 13 bilhões de buscas no Google, líder absoluto neste quesito. Em seguida, aparecem o Instagram, com 6,5 bilhões, e a plataforma chinesa Baidu, com 5 bilhões de buscas diárias.

Buscas feitas através do ChatGPT aumentaram consideravelmente (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

Enquanto isso, o ChatGPT ocupa apenas a 13ª colocação. A IA está atrás de ferramentas como TikTok, YouTube e até mesmo do Yahoo. Isso não quer dizer que o chatbot não possa superar todos os adversários no futuro. Mas hoje não existe qualquer tipo de ameaça ao domínio do Google.

Leia mais

Ferramentas mais utilizadas para buscas diárias na internet (Imagem: reprodução/Visual Capitalist)
  1. Google: 13,7 bilhões de buscas diárias;
  2. Instagram: 6,5 bilhões de buscas diárias;
  3. Baidu: 5 bilhões de buscas diárias;
  4. Snapchat: 4 bilhões de buscas diárias;
  5. Amazon: 3,5 bilhões de buscas diárias;
  6. YouTube: 3,3 bilhões de buscas diárias;
  7. Linkedin: 3,2 bilhões de buscas diárias;
  8. Pinterest: 2,4 bilhões de buscas diárias;
  9. Google Play: 2,1 bilhões de buscas diárias;
  10. Facebook: 1,5 bilhão de buscas diárias;
  11. Yahoo: 1,1 bilhão de buscas diárias;
  12. TikTok: 1 bilhão de buscas diárias;
  13. ChatGPT: 1 bilhão de buscas diárias.

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.