Juruá Informativo

Archer avança na corrida dos eVTOLs com voo do Midnight

Archer avança na corrida dos eVTOLs com voo do Midnight

A Archer divulgou imagens do primeiro voo tripulado do Midnight, seu táxi aéreo elétrico eVTOL. A aeronave acelerou por uma pista, como um avião tradicional, em vez de utilizar os rotores para decolagem vertical, marcando uma nova fase no programa de testes.

A sigla eVTOL significa “electric Vertical Take-Off and Landing”. Trata-se de aeronaves elétricas com múltiplos rotores, capazes de decolar e pousar verticalmente, como helicópteros. Elas são vistas como alternativa mais limpa, segura e silenciosa para a mobilidade aérea urbana do futuro.

Alguns modelos, como o Midnight, também têm capacidade de decolagem e pouso convencionais (CTOL), o que amplia as possibilidades de operação. Isso permite que eles funcionem em diferentes tipos de infraestrutura e situações, aumentando a segurança e a flexibilidade operacional.

voo tripulado da midnight
Voo tripulado do Midnight (Imagem: Divulgação/Archer)

Leia mais:

Testes do eVTOL já começaram

Segundo o piloto, tudo funcionou conforme o esperado, sem surpresas. “Esse nível de consistência é exatamente o que você quer em um voo de teste. É fruto da atenção aos detalhes e do compromisso com a segurança por parte de nossa equipe”, declarou após o pouso.

Durante o teste, o Midnight atingiu velocidade de mais de 200 km/h e voou a mais de, aproximadamente, 460 metros de altitude. O voo serviu para testar a robustez do trem de pouso em operação convencional, coletando dados cruciais para a certificação.

Archer faz testes com a aeronave Midnight (Imagem: Divulgação/Archer)

Desenvolvimento e primeiros passos

O Midnight foi apresentado em 2022. Projetado para transportar até cinco pessoas, ele possui 12 rotores: seis traseiros fixos voltados para cima e seis dianteiros inclináveis, que se ajustam para proporcionar voo vertical e também voo horizontal eficiente.

Em 2023, o primeiro protótipo do Midnight ficou pronto para testes. Os ensaios começaram em outubro, e, em julho de 2024, o veículo fez sua primeira transição completa de voo vertical para voo para frente. Na ocasião, porém, o cockpit ainda estava vazio, sem piloto a bordo.

Uma das primeiras missões do Midnight pode acontecer nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles, em 2028. A Archer foi escolhida como fornecedora oficial de táxis aéreos para o evento, o que pode marcar o início da operação prática de eVTOLs em larga escala.

Se tudo correr como previsto, o projeto poderá transformar o transporte urbano, oferecendo alternativa mais rápida, silenciosa e ecológica para deslocamentos nas cidades. A estreia nos Jogos pode ser o primeiro passo rumo a um novo padrão de mobilidade aérea.

Área interna do cockpit do eVTOL (Imagem: Divulgação/Archer)
Sair da versão mobile