Juruá Informativo

Alibaba lança modelo de IA capaz de detectar câncer precocemente

Alibaba lança modelo de IA capaz de detectar câncer precocemente

Tudo sobre Inteligência Artificial

O câncer de estômago é um dos mais letais no Brasil, fazendo cerca de 14 mil vítimas por ano, de acordo com dados de 2021 do Atlas de Mortalidade por Câncer. A doença também é um problema na China – mas o grupo Alibaba quer mudar isso.

A empresa lançou um modelo de inteligência artificial capaz de detectar câncer de estômago precocemente. Em um dos casos, a IA conseguiu identificar sinais do tumor seis meses antes do que um médico humano.

O modelo dispensa exames invasivos e espera ajudar no diagnóstico precoce da doença, evitando complicações e casos graves.

Alibaba
Estudo foi em parceira com a divisão de pesquisa do Alibaba (Imagem: zhu difeng/Shutterstock)

Modelo de IA do Alibaba pode detectar câncer de estômago precocemente

O grupo Alibaba diz que o modelo de inteligência artificial é o primeiro do mundo com capacidade para detectar câncer de estômago, mesmo em estágios iniciais, usando apenas tomografias computadorizadas.

Na prática, isso evita que os pacientes tenham que se submeter a exames invasivos, o que pode gerar rejeição na hora de realizar procedimentos rotineiros, como endoscopias.

O modelo de IA foi batizado de Grape e descrito em um estudo publicado nesta semana na revista Nature. Ele foi desenvolvido pelo Alibaba em conjunto com a Damo Academy (divisão de pesquisa da própria empresa) e pelo Hospital de Câncer de Zhejiang.

Pesquisa treinou IA com dados de tomografias computadorizadas tridimensionais (Imagem: Nature/Reprodução)

Como funciona a IA

Um dos exames mais tradicionais para detectar câncer de estômago é a endoscopia, que consiste na inserção de um aparelho flexível pela garganta até o interior do trato digestivo. É relativamente simples, mas envolve um preparo prévio e pode gerar rejeição por parte dos pacientes, principalmente quando se trata de algo rotineiro. Segundo Cheng Xiangdong, cirurgião gástrico do Hospital de Câncer de Zhejiang, menos de 30% dos pacientes chineses concordam em realizar o procedimento, mesmo com indicação médica.

O objetivo do Grape é mudar isso. A IA é capaz de detectar sinais da doença a partir da análise de tomografias computadorizadas tridimensionais (um exame não invasivo). Veja como funciona:

E tem mais: de acordo com os pesquisadores, o modelo não apenas detectou mais casos de câncer de estômago de forma precoce, como também reduziu falsos positivos.

Modelo de IA espera reduzir casos graves (Imagem: PopTika/Shutterstock)

IA da Alibaba espera diminuir casos graves de câncer de estômago

O câncer de estômago normalmente é detectado por médicos humanos quando seus sinais já estão mais avançados, permitindo a visualização. O grupo Alibaba espera que a IA ajude no diagnóstico precoce e permita começar um tratamento mais cedo, evitando casos graves.

O trunfo é justamente o uso de um exame não invasivo, que melhora a aceitação do procedimento.

Leia mais:

O modelo de IA já está sendo preparado para implementação em larga escala em Zhejiang e na província vizinha de Anhui, ambos na china.

Sair da versão mobile