Na manhã desta quarta-feira (4), a Assembleia Legislativa do Acre realizou uma sessão solene especial para marcar os 50 anos da ExpoAcre, tradicional feira agropecuária que se tornou símbolo da cultura e da economia do estado. Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a figuras históricas que contribuíram significativamente para a construção e o fortalecimento do evento ao longo das décadas.

O evento contou com a participação do governador Gladson Camelí/Foto: Reprodução
Entre os nomes lembrados, muitos receberam tributos póstumos, como o empresário Amilton Brito, responsável por levar grandes atrações musicais nacionais para a feira, transformando a programação cultural em um dos grandes atrativos do evento. Também foram reverenciados José Carlos Castilho, Maria das Graças Lima, o icônico Rei do Pastel, e Romário Barreiros.

Figuras ilustres foram homenageadas/Foto: ContilNet
A sessão também prestou homenagem a Paulo Maia, idealizador da tradicional Cavalgada no Acre, que teve início nas ruas do bairro 15 e hoje é uma das manifestações populares mais aguardadas da programação da ExpoAcre.
Outro destaque foi a homenagem ao pecuarista e empresário Edilberto Afonso de Moraes, conhecido como Betão, proprietário da Fazenda Piracema e defensor histórico da feira agropecuária. A cerimônia ainda lembrou seu filho, Gilberto Afonso Lima, o Gil Betão, que foi assassinado em 2008 em Porto Velho.

A empresária Wania Pinheiro, sócia-proprietária do ContilNet, foi homenageada/Foto: Reprodução
Ao todo, 70 personalidades foram homenageadas. Os certificados de reconhecimento foram entregues pelo governador Gladson Cameli, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior, e pelo deputado Afonso Fernandes, responsável por propor a realização da solenidade.
GALERIA DE FOTOS:













































