Juruá Informativo

Agora é oficial: Banco Central apresenta o Pix automático

Agora é oficial: Banco Central apresenta o Pix automático

O Banco Central (BC) apresentou nesta quarta-feira (04) oficialmente o Pix automático.

O lançamento da novidade, no entanto, só vai acontecer no dia 16 de junho. A operação promete simplificar a forma como são feitos os pagamentos de contas recorrentes, como telefone, luz e água, bem como assinatura de streaming, mensalidade de academia e condomínios, por exemplo.

“O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou o presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante o evento Conexão Pix, realizado na cidade de São Paulo.

“O Pix é um ativo de todos os brasileiros, da sociedade brasileira, do setor privado, dos indivíduos, das pessoas físicas, do Banco Central, de todo mundo” – completou.

Segundo ele, 60 milhões de pessoas que hoje não têm o cartão de crédito vão poder ter acesso a uma série de serviços ou a uma série de facilidades.

Em 2024, o a ferramenta de pagamentos instantâneos alcançou um marco histórico ao registrar mais de R$ 26 trilhões em transações realizadas. 

Leia mais

Logo do Pix em smartphone
Sistema de pagamentos recebe novidades hoje (Imagem: Photo For Everything/Shutterstock)

Pix automático: como vai funcionar

Benefícios para quem paga e para quem recebe

O Pix automático vai funcionar assim:

O Pix Automático será gratuito para quem paga. Além disso, o Banco Central entende que as empresas que receberão via Pix automático vão diminuir os custos. Isso porque a operação independe de convênios – como ocorre no débito em conta. Outro ponto importante é o uso da infraestrutura do próprio Pix.

Por fim, o BC espera uma redução da inadimplência – já que os pagamentos ficarão programados na conta do cliente.

Banco do Brasil já tem Pix Automático

Banco do Brasil (BB) liberou a função ainda em maio. Dessa forma, o BB se tornou o primeiro banco brasileiro a permitir que todos os seus clientes tenham Pix automático após testes realizados com o Banco Central.

No BB, serão duas funções exclusivas: agendamento de cobranças com até 90 dias (os demais deverão liberar dez dias, no máximo) e o recebimento de valores em até seis contas diferentes.

Sair da versão mobile