Acreanos poderão fazer prova do CNU 2025 em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

A escolha desses municípios levou em conta critérios como a concentração populacional e a acessibilidade, garantindo que os candidatos do estado não precisem se deslocar para outras regiões

Os moradores do Acre interessados em participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 poderão realizar as provas nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. As duas localidades foram confirmadas oficialmente como pontos de aplicação, conforme divulgado pelo governo federal. A primeira fase do concurso está marcada para a tarde do dia 5 de outubro.

Os candidatos do Acre que vão participar do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 poderão realizar as provas nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul / Luh Fiuza/Metrópoles

A escolha desses municípios levou em conta critérios como a concentração populacional e a acessibilidade, garantindo que os candidatos do estado não precisem se deslocar para outras regiões. Essas medidas visam tornar o processo mais acessível para todos os concorrentes.

Diferentemente da edição anterior, o CNU 2025 terá uma segunda etapa específica para a redação e questões discursivas, programada para dezembro. Essa fase adicional será voltada apenas aos candidatos aprovados na prova objetiva. O formato foi inspirado no modelo do Enem, visando ampliar a inclusão regional e a participação da população no serviço público federal.

Serão ofertadas 3.652 oportunidades em 36 órgãos do governo. Destas, 2.480 vagas serão de contratação imediata — com 1.972 para cargos de nível superior e 508 para nível médio. Outras 1.172 formarão um banco de reserva.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável pela organização do processo seletivo. A expectativa é que os convocados comecem a ser chamados ainda no primeiro semestre de 2026, após a homologação do resultado final.

O novo modelo do CNU foi idealizado para descentralizar o acesso às carreiras públicas, especialmente em regiões historicamente menos contempladas, como o Norte do país.