Estudo com mulheres idosas mostra que maior consumo de vitamina K1 reduz risco de morte por doenças cardiovasculares
Comer uma porção extra de vegetais de folhas verdes ou crucíferos por dia pode ajudar a proteger o coração, segundo um estudo publicado no European Journal of Nutrition.
A pesquisa, liderada pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, acompanhou 1.436 mulheres com idade média de 75 anos por 14,5 anos.

Descobertas do estudo
- O foco foi analisar a relação entre a ingestão de vitamina K1 — presente em espinafre, couve, brócolis e outros vegetais — e o risco de doenças vasculares ateroscleróticas (DAV), como infarto e AVC.
- As mulheres que consumiam mais vitamina K1 (cerca de 119 µg/dia) apresentaram artérias carótidas com menos espessamento — um sinal de menor acúmulo de placas — e tiveram um risco 43% menor de morte por doenças cardiovasculares em comparação com aquelas com ingestão menor (cerca de 49 µg/dia).
- Também foi observado menor risco de mortes por AVC e ataques cardíacos.
Leia mais
- Dieta com frutas e vegetais vai te ajudar a dormir mais, diz estudo
- Cuidado ao fazer a troca: carne vegetal também traz riscos à saúde; entenda
- Consumir esse alimento na idade correta pode prevenir doenças neurológicas

Benefícios do consumo de vegetais
Apesar de ser um estudo observacional, que não comprova causa e efeito, os resultados sugerem um forte vínculo entre o consumo de K1 e a saúde cardiovascular.
Limitações incluem o fato de os dados serem autorrelatados, e a amostra incluir apenas mulheres idosas, em sua maioria brancas, o que pode restringir a generalização dos achados.
A boa notícia é que atingir a ingestão ideal de vitamina K1 é simples: meia xícara de brócolis cozido ou uma xícara de espinafre cru já pode suprir ou ultrapassar a recomendação diária. Incorporar mais vegetais à dieta é uma estratégia segura e potencialmente eficaz para melhorar a saúde do coração.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.