Uma ação integrada das forças de segurança do Acre resultou na apreensão de aproximadamente 20 quilos de entorpecentes e na prisão de um cidadão de nacionalidade peruana na região do Rio Juruá Mirim, em Cruzeiro do Sul. A ofensiva foi realizada ao longo de três dias e contou com a participação da Polícia Federal, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

As equipes envolvidas, incluindo o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), o Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (GOE do 6º BPM), a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros Militar e o Ciopaer: Foto/ Reprodução
A operação, que integra a ofensiva nacional “Protetor das Divisas e Fronteiras”, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Governo do Estado, também faz parte da Operação Curaretinga III, conduzida pelo Exército Brasileiro para combater o tráfico de drogas e o crime organizado em regiões de fronteira.
As equipes envolvidas, incluindo o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), o Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar (GOE do 6º BPM), a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros Militar e o Ciopaer, conseguiram causar um prejuízo estimado em mais de R$ 464 mil ao crime organizado, com a apreensão de dois motores de popa, dois motores em espécie, um bote de alumínio e R$ 8.900 em dinheiro.

O cidadão peruano foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, onde permanece à disposição da Justiça: Foto/ Reprodução
Segundo informações das forças de segurança, no dia 25 de junho, por volta das 15h, uma equipe localizou o cidadão peruano identificado como Hugo Peres, que admitiu estar conduzindo três brasileiros envolvidos no transporte de drogas. Pouco tempo depois, os agentes interceptaram uma embarcação com os suspeitos, que desobedeceram à ordem de parada e fugiram para uma área de mata fechada.
Dentro da embarcação abandonada, foram encontrados cerca de 20 kg de drogas e a quantia em dinheiro. Os fugitivos foram identificados como moradores de uma comunidade localizada às margens do Rio Juruá Mirim.
O cidadão peruano foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, onde permanece à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
Segundo os órgãos de segurança as ações integradas seguem intensificadas na região, com o objetivo de reprimir atividades criminosas transfronteiriças e garantir a segurança nas áreas mais sensíveis do estado.