A história de amor de Ney Matogrosso com médico que morreu de HIV

Ney Matogrosso teve alguns companheiros ao longo da vida, mas o mais marcante foi Marco de Maria. O médico, que morreu em 1990 em decorrência da AIDS, foi o único com quem o cantor morou junto. Mesmo após o fim do relacionamento, Ney permaneceu ao lado do ex-marido, cuidando dele até seus últimos dias.

Discretos, os dois evitaram os holofotes ao longo dos anos. Foram raras as vezes em que o artista citou Marco em entrevistas. Em 2013, no entanto, Ney surpreendeu os seguidores ao compartilhar uma foto do ex-companheiro (veja na galeria).

Leia também

1 de 6

Marco de Maria, médico que foi casado com Ney e morreu em decorrência do HIV

Reprodução/Instagram

2 de 6

Jesuíta Barbosa e Ney Matogrosso

@homemcomh/Instagram/Reprodução

3 de 6

SP: fim de semana tem Ney Matogrosso e feira de produtos artesanais

LEONARDO SOARES/ ESTADÃO CONTEÚDO

4 de 6

Ney Matogrosso

Reprodução

5 de 6

Jesuíta Barbosa como Ney Matogrosso em Homem com H

Reprodução

6 de 6

Ney Matogrosso

Instagram/Reprodução

Marco de Maria foi interpretado por Bruno Montaleone em Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso. Durante uma coletiva sobre o filme, o cantor revelou que se emocionou ao ver uma das cenas:

“Eu me descontrolei duas vezes com esse filme. Era uma cena de eu chegando para o Marco, ele doente, com a Aids, e eu chegar com o meu teste negativo. Eles eram tão convincentes que eu tive uma coisa assim, sabe?”, contou.

Em 2022, durante entrevista ao The Noite com Danilo Gentili, Ney compartilhou uma experiência espiritual envolvendo o ex-companheiro.

“Eu estava em casa, fazendo a minha barba, sem pensar em nada. De repente, comecei a sentir que tinha uma coisa estranha acontecendo, uma coisa que me invadia, vinha e tocava o meu coração. Quando aquela coisa encostou em mim, eu disse: ‘É você, Marco?’. Meu peito se encheu de amor e, então, aquilo foi embora.”

A história, mantida por anos em silêncio, revela um lado íntimo e profundo de Ney Matogrosso — o de quem viveu um grande amor, enfrentou a dor da perda e guarda até hoje esse afeto na memória.

Até o fim

Biógrafo de Ney, Júlio Maria teve encontros emocionantes com os irmãos de Marco, que compartilharam depoimentos marcantes. “Estamos falando de uma época em que contrair AIDS significava uma vida solitária. Desde o início, Ney afirmou que estaria ao lado de Marco até o fim”, contou.

Quando Marco recebeu o diagnóstico, ele e Ney estavam separados. Ney não apenas acolheu Marco de volta, mas também preparou um quarto equipado para ele. A família de Marco tentou ajudar financeiramente, mas ele recusou.

“Ney teve que continuar fazendo shows para pagar o tratamento caro, um sacrifício lembrado com lágrimas pela família. Para mim, foi uma lição de caráter e um exemplo para todos que duvidam do amor entre homens”, relata Julio.