Juruá Informativo

Procurando Nemo tem um erro que vai arruinar sua infância!

Procurando Nemo tem um erro que vai arruinar sua infância!

Você já assistiu Procurando Nemo, da Disney Pixar? No filme, o jovem peixe-palhaço Nemo é capturado por um mergulhador para ser levado a um aquário. Então, o pai do protagonista, Marlin (que também é um peixe-palhaço), resolve atravessar o oceano para salvar o filho. Mas tem um probleminha nessa história.

Isso porque a mãe de Nemo faleceu quando ele nem era nascido, o que tornou o pai tão protetor com o filhote. No entanto, cientificamente falando, algo bem diferente aconteceria: nos casos da morte da fêmea do grupo, o macho se torna a nova fêmea dominante. Ou seja, Marlin viraria a mãe de Nemo – e até encontraria outro parceiro.

Vamos entender como esse processo funciona.

Peixes-palhaço vivem em grupos hierárquicos e, quando a fêmea morre, tudo muda (Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução)

Peixes-palhaço machos podem se transformar em fêmeas

Os peixes-palhaço vivem em grupos hierárquicos, geralmente dentro de uma anêmona. Na hierarquia, há uma fêmea dominante, considerada a rainha, um macho reprodutor e outros machos menores. Se a fêmea morre (como aconteceu com a mãe do Nemo), o macho reprodutor se torna a nova fêmea. Já um macho menor, o segundo mais forte do grupo, se torna o novo macho reprodutor.

Esse ‘erro’ em Procurando Nemo veio à tona em um vídeo que viralizou no Reddit. É claro que nem tudo que está na internet é verdade, mas, nesse caso, a transformação do peixe-palhaço macho em fêmea é comprovada cientificamente (dê uma olhada neste artigo científico de 2013 sobre isso).

Vamos entender esse processo:

Cá entre nós, Procurando Nemo não é nenhum documentário (Imagem: Pixar Animation Studios/Divulgação)

Como seria Procurando Nemo neste caso?

Procurando Nemo teve consultoria de biólogos marinhos para tornar tudo mais condizente com a realidade. Mas, cá entre nós, o filme não é um documentário (se fosse, os peixes não falariam) e muitos aspectos foram alterados para apelar ao público infantil.

No caso da Disney Pixar seguir à risca os processos biológicos dos peixes-palhaço, Marlin viraria a nova fêmea do grupo (já que ele era o macho reprodutor) e teria um novo parceiro. Uma transformação e tanto na história.

Leia mais:

A publicação no Reddit já acumula mais de 40 mil interações e mais de 700 comentários. Usuários prontamente comentaram a situação: “não precisava saber disso. Infância arruinada”.

Veja o vídeo completo:

Now you won’t see Finding Nemo in the same light again
byu/nooper-soodles ininterestingasfuck

Sair da versão mobile