Juruá Informativo

OVNIs no Brasil: pilhas de documentos estão a poucos cliques de distância

OVNIs no Brasil: pilhas de documentos estão a poucos cliques de distância

A verdade está lá fora? Quem sabe. A boa notícia: pilhas de documentos sobre avistamentos de OVNIs no Brasil estão catalogadas no site do Arquivo Nacional. Lá, você encontra 893 registros, desde 1952 até 2023, listados por ordem de aparição.

No entanto, o Arquivo Nacional frisa: “OVNIs não significam necessariamente a existência de discos voadores ou extraterrestres“. Você vai entender tudo isso melhor ao longo desta matéria. Vamos lá.

Site do Arquivo Nacional tem fotos, desenhos, reportagens sobre avistamentos de OVNIs no Brasil

Cada caso catalogado no site do Arquivo Nacional traz documentos. Entre eles, você pode encontrar fotos (amadoras ou profissionais), desenhos, áudios e reportagens de jornais e revistas.

Ilustração de vista de mira de caça com alvo próximo de disco voador
FAB recebeu 30 relatos de pilotos sobre avistamentos de OVNIs no Brasil em 2023 (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A/Shutterstock)

Em agosto de 2024, o Arquivo Nacional revelou mais relatos de pilotos sobre avistamentos de OVNIs no país. Alguns descreveram OVNIs a grandes velocidades, como um “dez vezes mais rápido que um avião comercial”.

Os relatos foram feitos aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB). Em 2023, o órgão recebeu 30 relatos relacionados a OVNIs, a maioria ocorrido na região Sul – principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

No geral, os pilotos descreveram características e comportamentos misteriosos que fogem das regras da aviação. Confira abaixo alguns exemplos:

Cada caso de avistamento de OVNI catalogado no site do Arquivo Nacional traz documentos (Imagem: Pedro Spadoni via ChatGPT/Olhar Digital)

Você consegue acessar os relatos de 2023 – e de outros anos, voltando até 1952 – no site do Arquivo Nacional (vá em Favoritos > Objetos Voadores Não Identificados). Você vai precisar fazer login para acessar esta parte do site.

Também dá para enviar informações para cadastro de avistamentos de OVNIs no Brasil. Você pode enviar informações e documentos para o e-mail supra_normalização@an.gov.br ou para a sede do Arquivo Nacional. Ela fica na Praça da República, nº173, no Rio de Janeiro (RJ). O CEP é: 20211-350.

Leia mais:

OVNIs não são ETs nem discos voadores (necessariamente)

É bom frisar que OVNI – sigla para Objeto Voador não Identificado – não é sinônimo de extraterrestre nem de disco voador.

“Esta denominação serve para designar qualquer objeto voador que não teve sua origem identificada de maneira imediata”, explica o Arquivo Nacional. Isso também vale para avistamentos que observadores e autoridades não conseguem explicar.

OVNI só é sinônimo de um termo: UFO, sigla para “Unidentified Flying Object” (Imagem: Raggedstone/Shutterstock)

Os avistamentos podem variar desde luzes misteriosas no céu até formas incomuns de aeronaves que desafiam a compreensão convencional, como exemplificado pelos relatos divulgados pelo Arquivo Nacional no final de 2023.

[OVNIs] podem ser satélites, drones, balões, fenômenos naturais, entre outros.

Arquivo Nacional

OVNI é a versão em português de UFO, sigla para “Unidentified Flying Object”. Ambos são utilizados para descrever o mesmo fenômeno intrigante. Fenômeno para o qual a resposta pode estar lá fora.

Sair da versão mobile