O novo ocupante do trono de Pedro foi escolhido nesta quinta-feira (8): o cardeal Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, foi eleito o chefe máximo da Igreja Católica. Aos 69 anos, o religioso assumiu o nome de Leão XIV e tornou-se o primeiro pontífice dos Estados Unidos a ser escolhido para comandar o Vaticano.

Papa Leão XIV: americano Robert Prevost é eleito líder da Igreja Católica/Foto: Reprodução
A decisão saiu no segundo dia de conclave, após pelo menos uma votação realizada à tarde. Por volta das 17h, no horário local, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando ao mundo que um novo papa havia sido eleito. Em seguida, os sinos da Basílica de São Pedro ecoaram e o tradicional anúncio “Habemus Papam” foi feito pelo cardeal protodiácono.
Com uma trajetória marcada por missões internacionais, Prevost não se limitou a atuar em solo americano. Nos anos 1980, desenvolveu trabalho missionário no Peru, e recentemente liderava o Dicastério para os Bispos — entidade do Vaticano responsável por indicar bispos ao redor do mundo.
A eleição de um pontífice oriundo dos Estados Unidos representa uma virada simbólica na história do catolicismo, tradicionalmente centrado na Europa, e aponta para uma Igreja mais globalizada, com ênfase no diálogo social e na presença pastoral diversificada.
Ao aparecer na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV fez sua primeira bênção diante de uma multidão reunida na praça. A primeira missa oficial de seu pontificado está prevista para os próximos dias.
