Frente fria histórica derruba temperaturas e ameaça marcas mínimas do ano

Entre as capitais com maior chance de registrar os menores índices de temperatura do ano estão Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO)

Uma nova massa de ar polar deve alcançar o território brasileiro nos próximos dias, trazendo consigo uma forte queda nas temperaturas e potencial para estabelecer novos recordes de frio em diversas cidades do país. Segundo informações do Climatempo, centros urbanos de diferentes regiões já estão na rota desse fenômeno climático.

tire-o-casaco-do-armario:-brasil-se-prepara-para-frio-intenso

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (27)

Entre as capitais com maior chance de registrar os menores índices de temperatura do ano estão Rio Branco (AC), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO). Em alguns desses locais, além das mínimas, as máximas também poderão atingir os menores valores registrados em 2025.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (27) destacando o risco de queda acentuada nos termômetros em pelo menos 12 estados, incluindo o Acre, onde o impacto deve ser sentido de maneira significativa.

A frente fria deve entrar no país pela região sul, especialmente pelo Rio Grande do Sul, provocando instabilidades e uma redução expressiva nas temperaturas já nesta quarta-feira (28). A massa de ar gelado se espalha rapidamente, afetando também os estados do Centro-Oeste e Sudeste, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, por conta do encontro entre o ar frio e as massas de ar quente presentes.

Previsão de temperaturas e comparativo com os recordes anteriores:

Porto Alegre (RS): previsão entre 7°C e 9°C (recordes atuais: 9,2°C mínima / 19,9°C máxima)

Florianópolis (SC): previsão entre 9°C e 11°C (recordes: 12,4°C / 21,7°C)

Curitiba (PR): previsão entre 2°C e 4°C (recordes: 9,5°C / 17,1°C)

São Paulo (SP): previsão entre 8°C e 10°C (recordes: 13,3°C / 16,8°C)

Campo Grande (MS): previsão entre 4°C e 6°C (recordes: 13,8°C / 22,6°C)

Cuiabá (MT): previsão entre 11°C e 13°C (recordes: 19,0°C / 26,0°C)

Rio Branco (AC): previsão entre 14°C e 16°C (recordes: 20,4°C / 26,3°C)

Porto Velho (RO): previsão entre 18°C e 20°C (recordes: 23,0°C / 26,0°C)