Juruá Informativo

Filho denuncia o pai, prefeito no Acre, por possível compra de apoio eleitoral

Wemerson Gomes de Lima, filho do atual prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima (PDT), conhecido como “Padeiro”, protocolou uma denúncia contra o próprio pai, apontando possíveis irregularidades eleitorais cometidas durante o pleito de 2020. Segundo o documento registrado em cartório, haveria indícios de um esquema de compra de votos que envolveria também vereadores e a vice-prefeita Maria Aparecida.

De acordo com a denúncia, eleitores teriam sido aliciados por meio de promessas de vantagens futuras em troca do voto. Além disso, testemunhas relataram casos de pressão psicológica e ameaças durante o período eleitoral. As informações foram inicialmente divulgadas pelo site O Palaciano.

O prefeito foi denunciado pelo próprio filho/Foto: Val Fernandes

Diante da gravidade das acusações, os órgãos responsáveis — Justiça Eleitoral, Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal — foram acionados para apurar os fatos. Também foram notificados o diretório do União Brasil no município e a coligação “Oportunidades e Respeito para Todos”, composta por União Brasil, Republicanos, MDB, Federação PSDB-Cidadania e PSD.

Jairo Pinheiro, presidente do MDB local, afirmou que familiares do denunciante teriam tentado convencê-lo a retirar a acusação, mas o registro segue válido. “A denúncia foi lavrada em cartório e teve firma reconhecida. A Justiça Eleitoral deve intimá-lo para confirmar ou retificar as alegações. Caso desista agora, poderá enfrentar consequências legais”, declarou ao portal.

Se a Justiça decidir pela cassação da chapa eleita em 2020, o segundo colocado nas urnas deverá assumir a Prefeitura de Bujari. Nesse caso, quem herdaria o mandato seria Michel Marques, representante do União Brasil.

Sair da versão mobile