Seis homens suspeitos de participação na morte de Carlos Souza da Costa, de 24 anos, foram presos nesta sexta-feira (16), durante uma operação conjunta entre as forças de segurança do Amazonas e do Acre. O crime ocorreu no dia 5 de maio, no município de Guajará, a 1.476 quilômetros de Manaus.

A operação ocorreu em cooperação entre as polícias do Acre e Manaus/Foto: Reprodução
A ação foi realizada por policiais civis e militares dos dois estados, com apoio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC). Quatro dos suspeitos foram localizados em Guajará, enquanto outros dois foram presos em Cruzeiro do Sul (AC).
Os detidos foram identificados como Elissandro Damasceno Silva, 19 anos, conhecido como “Pintinho”; Jean Pinto de Lucena, 18; Kennedy Juan de Freitas Araújo, 23; Lucas da Silva Martins, 25, apelidado de “Mutante”; Valdemir Lima da Silva, 29, o “Ceguinho”; e William da Silva Costa, de 27 anos.
De acordo com o delegado Adenilson Carlos, titular da 69ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Guajará, a vítima foi surpreendida e alvejada com vários disparos de arma de fogo enquanto consumia bebidas alcoólicas nas proximidades de um clube da cidade.
Ainda segundo o delegado, as investigações apontam que, dias antes do assassinato, Carlos havia sido torturado e ameaçado por integrantes de uma facção criminosa. Um dos envolvidos já havia sido preso no dia 9 de maio.
Os suspeitos foram detidos por meio de mandados de prisão temporária e devem responder por homicídio qualificado. Eles permanecem à disposição do Poder Judiciário.