Juruá Informativo

Elon Musk deixa governo Trump em meio a prejuízos para a Tesla

Elon Musk deixa governo Trump em meio a prejuízos para a Tesla

Tudo sobre Elon Musk

Elon Musk está demonstrando sinais de distanciamento do ex-presidente Donald Trump e do Partido Republicano após constatar prejuízos significativos para a Tesla decorrentes de políticas adotadas pelo atual Congresso controlado pelos republicanos.

Apesar de ter apoiado Trump em sua campanha de reeleição e de ter exercido papel ativo como funcionário especial do governo, Musk, agora, admite que essa associação está afetando diretamente os negócios da Tesla.

Foto de Elon Musk sorrindo ao lado de Donald Trump
Musk vai voltar suas atenções para suas companhias (Imagem: bella1105/Shutterstock)

Entre as medidas recentes adotadas pelo Congresso está a eliminação de incentivos fiscais para veículos elétricos, como o crédito de US$ 7,5 mil (R$ 42,97 mil, na conversão direta) e a extinção de subsídios para armazenamento de baterias e energia solar, pilares importantes da divisão de energia da empresa.

Em resposta, a Tesla divulgou comunicado solicitando que os incentivos não sejam eliminados abruptamente, mas reduzidos gradualmente, com o argumento de que uma remoção rápida colocaria em risco a independência energética dos Estados Unidos e a confiabilidade da rede elétrica.

Musk compartilhou o comunicado e destacou a contradição de o governo manter subsídios bilionários para a indústria de combustíveis fósseis enquanto retira os benefícios da energia limpa.

Leia mais:

Quando a relação Musk/Trump esfriou?

Musk também intensificou sua presença nas instalações da SpaceX, participando do lançamento do foguete Starship no Texas (EUA) e falando sobre os planos da empresa para levar humanos a Marte e construir uma base na Lua.

Em entrevistas, ele relatou as dificuldades enfrentadas no governo e a crescente impopularidade do DOGE, frequentemente responsabilizado por cortes em agências e programas federais.

Embora tenha reduzido sua atuação política e declarado que passou tempo demais envolvido com o governo, Musk não descartou totalmente a continuidade de projetos ligados ao DOGE, afirmando que a prioridade agora é focar em iniciativas de maior retorno.

Empresário se desiludiou com o governo (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)

Aparentemente, Elon Musk está tentando reverter os danos causados por sua associação com Trump e o Partido Republicano, reposicionando-se como líder empresarial e defensor da inovação tecnológica, em momento crítico para suas empresas.

Sair da versão mobile