Servidores da educação pressionam por valorização salarial após meses de espera

A mobilização tem como objetivo sensibilizar os vereadores para que pressionem o Executivo municipal a atender as demandas da categoria

Educadores da rede municipal de ensino voltaram a ocupar as ruas de Rio Branco na manhã desta terça-feira (27), concentrando-se diante da sede do Legislativo municipal. A manifestação bloqueou temporariamente a Rua Hugo Carneiro e contou com a participação de professores, mediadores pedagógicos, merendeiros e demais profissionais da educação.

Protestos acontecem em frente à Câmara/Foto: ContilNet

O grupo reivindica da Prefeitura um reajuste nos salários, tema que, segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, tem sido ignorado pela gestão municipal, apesar de meses de tentativas de negociação.

“Esse é um reajuste que está sendo negociado há alguns meses, a Prefeitura simplesmente não ouve. Os professores, os servidores da educação, merendeiros, mediadores, estão desde a semana passada, fizeram aquele protesto ali na frente da prefeitura. Hoje estão aqui na Câmara, legitimamente cobrando o seu reajuste”, afirmou.

Segundo Rosana, a pauta central não é um aumento salarial propriamente dito, mas sim a correção da defasagem causada pela inflação anual.

“Eles não estão pedindo aumento, estão pedindo um reajuste, uma correção monetária do valor que, todo ano, fica defasado”, explicou.

Ela também fez um apelo direto aos parlamentares, destacando que muitos deles têm familiares que dependem da rede pública de ensino.

“Agora, aqui na Câmara, nós estamos até falando que muitos dos filhos deles estão na escola pública. Acho que é a hora da Câmara também pensar nesse período. Com certeza, a base, a oposição, têm que se unir e valorizar a categoria que cuida do futuro dos nossos filhos”, disse a sindicalista.

A mobilização tem como objetivo sensibilizar os vereadores para que pressionem o Executivo municipal a atender as demandas da categoria, considerada essencial para o funcionamento das escolas públicas da capital.

 

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas