Navegador vai gerar senhas fortes e substituir as antigas em sites compatíveis, reforçando segurança digital
Tudo sobre Google
O Google anunciou, durante a conferência Google I/O, que o gerenciador de senhas do Chrome vai ganhar um novo recurso: a capacidade de alterar automaticamente senhas consideradas fracas ou comprometidas. A previsão é que a funcionalidade seja lançada ainda este ano.
Segundo a empresa explicou em um post de seu blog, quando o Chrome identificar uma senha vulnerável durante o login, o Gerenciador de Senhas do Google oferecerá ao usuário a opção de corrigi-la automaticamente.
Em sites compatíveis, o navegador poderá gerar uma nova senha forte e substituir a antiga de forma automatizada.

- O objetivo da nova função, segundo o Google, é facilitar o reforço da segurança digital sem exigir esforço adicional do usuário.
- “Sabemos que, se for trabalhoso, as pessoas simplesmente não vão trocar suas senhas”, disse Parisa Tabriz, vice-presidente e gerente geral do Chrome, em um briefing antes do evento.
- “Acreditamos que essa troca automática representa uma vitória tanto para a segurança quanto para a usabilidade.”
É preciso autorizar o navegador antes
Apesar da automação, o recurso não será ativado sem o consentimento do usuário. O Chrome não mudará nenhuma senha por conta própria, mesmo que ela esteja comprometida. “Estamos comprometidos em manter o usuário no controle do processo”, afirmou Tabriz.
O Google está divulgando a novidade agora para que desenvolvedores tenham tempo de adaptar seus sites e aplicativos ao novo sistema antes do lançamento oficial.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.