Divulgação

A Palma de Ouro do Festival de Cannes 2025 foi entregue neste sábado (24/5) ao filme A Simple Accident, do cineasta iraniano Jafar Panahi. Reconhecido por obras como O Balão Branco (1995), Isto Não é um Filme (2011) e Táxi (2015), Panahi é um dos principais nomes do cinema iraniano contemporâneo — e também alvo constante de repressão em seu país. Ele já foi preso por acusações de “propaganda contra o sistema” e chegou a iniciar uma greve de fome durante sua detenção, que durou quase sete meses.
Leia também
2 imagens
1 de 2
Palma de Ouro
Divulgação
2 de 2
A Simple Accident, vencedor da Palma de Ouro em 2025
A Simple Accident acompanha Vahid, interpretado por Vahid Mobasseri, um homem que sequestra alguém com uma prótese na perna — por acreditar que ele seja o mesmo torturador que o brutalizou na prisão e destruiu sua vida. Em busca de respostas, Vahid decide consultar outros ex-presos para confirmar a identidade do sequestrado, antes de decidir seu destino.
O Grande Prêmio do Júri, a segunda principal honraria do festival, foi concedido a Sentimental Value, novo filme do aclamado cineasta norueguês Joachim Trier.
O Agente Secreto em Cannes
O filme brasileiro O Agente Secreto não ganhou o principal prêmio, mas foi premiado com os Cannes de melhor ator (Wagner Moura) e melhor diretor (Kleber Mendonça Filho) no festival.
Além disso, a produção também foi recebeu o troféu da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) e o Art et Essai, concedido pela Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai (AFCAE), no Festival de Cannes, na França.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?