Especialistas apontam relação com mudanças climáticas e alertam para aumento de tempestades com gelo extremo nos EUA
Tudo sobre Estados Unidos
Nos últimos anos, episódios de granizo com pedras gigantes têm se tornado cada vez mais frequentes e destrutivos nos Estados Unidos.
Em Johnson City, no Texas, pedras do tamanho de toranjas estilhaçaram janelas de carros. Já em junho de 2024, um caçador de tempestades registrou uma pedra de granizo quase do tamanho de um abacaxi. Mas como essas pedras ficam tão grandes? E por que essas tempestades parecem estar piorando?
Segundo Brian Tang, professor de ciências atmosféricas da Universidade de Albany (EUA), o granizo se forma quando minúsculos cristais de gelo são levados por correntes ascendentes dentro de tempestades severas, onde colidem com gotas de água super-resfriada, formando camadas de gelo.
Leia mais:
- Sensação térmica e temperatura real: entenda a diferença
- O que é a chuva ácida e como ela ocorre?
- Chuva de granizo no calor? Saiba por que esse fenômeno acontece

O tempo que essas pedras permanecem suspensas determina seu tamanho final. “Supercélulas — tempestades rotativas de longa duração — são particularmente eficientes em produzir granizo grande”, explica Tang em artigo do The Conversation.
Mudanças climáticas influenciam no tamanho do granizo
- Estudos recentes mostram que os ambientes favoráveis à formação de granizo muito grande estão se tornando mais comuns, especialmente no centro e leste dos EUA;
- Isso se deve, em parte, ao aumento do ar quente e úmido e à maior instabilidade atmosférica, ambos fenômenos associados às mudanças climáticas;
- Além disso, a elevação do nível de congelamento na atmosfera pode estar favorecendo a sobrevivência das pedras de gelo maiores, que cai mais rápido e derrete menos antes de atingir o solo.
Danos cada vez maiores
O impacto é significativo: os danos causados por granizo a propriedades e plantações têm crescido, impulsionados tanto pela intensidade das tempestades quanto pelo aumento da ocupação humana em áreas vulneráveis.

Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.