Plataforma pode ser multada em até 6% de seu faturamento global por falhar em revelar quem financia anúncios

Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock

TikTok logo

Tudo sobre TikTok

A Comissão Europeia declarou que o TikTok violou a Lei de Serviços Digitais (DSA) da União Europeia ao não garantir a transparência exigida em sua política de publicidade. As informações são do The Guardian.

A acusação preliminar é resultado de uma investigação iniciada em fevereiro de 2024 e pode levar a uma multa de até 6% do faturamento global anual da plataforma, que pertence à chinesa ByteDance.

De acordo com a DSA, grandes plataformas digitais devem manter um repositório público de anúncios, informando o conteúdo veiculado, o público-alvo e os responsáveis pelo pagamento.

No entanto, segundo a comissão, o TikTok falhou em fornecer esse nível de transparência, o que compromete a capacidade de autoridades e pesquisadores de identificar campanhas fraudulentas e interferência eleitoral.

Leia mais

tiktok ue
Comissão Europeia pode impor multa bilionária devido a ausência de dados sobre publicidade digital do TikTok (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Outra investigação na Europa já ocorria

  • Essa denúncia ocorre às vésperas de importantes eleições na Europa, incluindo na Romênia, onde o TikTok já está sob investigação desde dezembro por suspeita de não ter evitado tentativas de interferência estrangeira nas eleições presidenciais.
  • Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, há fortes indícios de que atores russos utilizaram a plataforma para promover um candidato de extrema-direita.
  • Embora as duas investigações não estejam formalmente conectadas, autoridades reconhecem que a ausência de um repositório de anúncios funcional dificulta a análise de eventuais manipulações eleitorais.

TikTok se pronuncia

O TikTok afirma estar cooperando com os reguladores e revendo as conclusões preliminares, mas critica a falta de diretrizes claras por parte da União Europeia.

A comissão também segue apurando outras possíveis violações da DSA, incluindo questões relacionadas à segurança infantil, verificação de idade, conteúdo viciante e funcionamento de algoritmos da plataforma.

Bandeira da União Europeia cercando um martelo de juiz
Além de caso de publicidade opaca, TikTok é alvo de outras investigações na União Europeia (Imagem: RaffMaster/Shutterstock)

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.